The Forgiven (The Forgiven, Inglaterra / EUA / Canadá, 2021) – Nota 6
Direção – John Michael McDonagh
Elenco – Ralph Fiennes, Jessica Chastain, Christopher Abbott, Matt Smith, Caleb Landry Jones, Said Taghmaoui, Ismael Kanater, Abbey Lee, Alex Jennings, Marie Josée Croze, Fiona O’Shaughnessy, Mourad Zaoui.
O casal David (Ralph Fiennes) e Jo (Jessica Chastain) viaja para uma festa de amigos em uma mansão no deserto do Marrocos. Um acidente de automóvel próximo da chegada no local obriga David a encarar uma situação inusitada, sem contar que afeta ainda mais o seu desgastado casamento com Jo.
A premissa de explorar as diferenças culturais entre a elite ocidental e os muçulmanos que vivem no deserto poderia render um filme mais interessante se o diretor tivesse direcionado para o drama, quando na verdade ele optou por uma narrativa cínica em vários momentos, resultando em piadas soltas e situações patéticas.
Fica claro que o objetivo era ridicularizar a elite, além de mostrar que mesmo muitos que vivem no deserto também sonham com os produtos e com a vida do capitalismo ocidental.
Uma coisa que incomoda e que vem acontecendo em muitos filmes atuais é a relativização da traição entre casais, em que a culpa é jogada sobre o traído.
O destaque fica para as locações no deserto e para alguns diálogos entre o personagem de Ralph Fiennes e os muçulmanos vividos por Said Taghmaoui e Ismael Kanater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário