sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Escape from Kabul

 


Escape from Kabul (Escape From Kabul, Inglaterra / França / EUA, 2022) – Nota 6
Direção – Jamie Roberts
Documentário

Em agosto de 2021, após vinte anos de ocupação no Afeganistão, o governo americano de Joe Biden decide retirar suas tropas do país de uma forma repentina, causando um verdadeiro caos que resultou na retomada do poder pelo grupo terrorista Talibã. 

A saída das tropas era algo que iria ocorrer, porém foi colocada em prática sem planejamento, deixando a população afegã desesperada para fugir do país sabendo que aqueles que ficassem seriam perseguidos pelo Talibã e obrigados a seguirem as terríveis leis do grupo. 

O documentário detalha os dezessete dias em que a população praticamente cercou o aeroporto de Cabul em busca de lugar em algum avião, como se estivessem fugindo do apocalipse. 

Por mais que a utilização das filmagens reais sejam assustadoras, junto com os depoimentos de pessoas que conseguiram fugir, de soldados e dos cínicos líderes do Talibã que demonstram alegria pela tragédia, o documentário deixa a desejar por em momento algum tocar no grande culpado pela situação que foi o governo de Joe Biden. 

A ocupação e a guerra deveriam ser questionadas, porém os vinte anos de trabalho e de luta para tentar fazer a população do Afeganistão se livrar do violento grupo terrorista que persegue inimigos e mulheres foi jogado na lata lixo em dois dias e enterrado nos quinze dias seguintes ao final da retirada dos soldados. 

É um documentário que conta a história mas não explica as causas.

Nenhum comentário: