Cidade dos Ventos (Ischeznuvshaya Imperiya, Rússia, 2008) – Nota 7
Direção – Karen Shakhnazarov
Elenco – Aleksandr Lyapin, Lidiya Milyuzina, Egor Baranovskiy, Ivan Kupreenko, Armen Dzhigarkhanyan, Olga Tumaykina.
Moscou, 1973. Sergei (Aleksandr Lyapin) é um jovem estudante universitário que vem de uma família simples, mas que demonsta uma enorme confiança em suas atitudes. Ele namora com a bela Liuda (Lidiya Milyuzina ), divide o tempo com os amigos Stepan (Egor Baranovski) que também gosta de Lyuda e Denisov (Ivan Kupreenko) que particpa de um banda de rock. Durante um verão, a vida dos amigos seguirá caminhos diferentes após algumas situações e conflitos.
Este simpático drama mostra um pouco de como era a vida dos jovens na decadente União Soviética dos anos setenta. Ao mesmo tempo em que o comunismo estava impregnado nas instituições incluindo as universidades, os jovens se divertiam com o rock americano e com os namoros, além de enfrentar os problemas da idade.
A ótima trilha sonora com rock dos anos setenta é um dos grandes destaques. O filme perde alguns pontos pela escolha do diretor em contar pequenas situações pulando períodos de tempo, como se fossem pequenos quadros sem o encaixe comum do cinema ocidental.
A sequência final que parece aleatória, na verdade mostra claramente como a visão de mundo dos amigos se distanciou com o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário