sábado, 10 de dezembro de 2022

Speak No Evil

 


Speak No Evil (Gaesterne, Dinamarca / Holanda, 2022) – Nota 6,5
Direção – Christian Tafdrup
Elenco – Morten Burian, Sidsel Siem Koch, Fedja van Huet, Karina Smulders, Liva Forsberg, Marius Damslev.

Durante as férias na Toscana, um casal dinamarquês (Morten Burian e Sidsel Siem Koch) com sua filha pré-adolescente (Liva Forsberg) faz amizade com um casal holandês (Fedja van Huet e Karina Smulders) e seu filho pequeno que não fala (Marius Damslev). 

Tempos depois, os dinamarqueses aceitam um convite para visitar os novos amigos em sua casa numa região rural da Holanda, sem imaginar o que irá encontrar. 

Este longa entrega uma angustiante história de terror psicológico que pode ser analisada como uma parábola sobre como o medo social transforma pessoas comuns em presas fáceis para manipuladores. Demonstrar fragilidade para estranhos ou receio de enfrentar algum conflito tentando agradar de todas as formas muitas vezes abre as portas para o mal. 

A insegurança do casal dinamarquês, inclusive para lidar com sua filha é um exemplo de muitas famílias atuais que tentam manter uma aparência às custas de esconder os sentimentos verdadeiros e as frustrações. 

A narrativa lenta e angustiante resulta em um filme que incomoda o espectador, que como certeza ficará esperando o pior.

Nenhum comentário: