sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Dez Segundos de Perigo & Raízes da Ambição


Dez Segundos de Perigo (Junior Bonner, EUA, 1972) – Nota 6
Direção – Sam Peckinpah
Elenco – Steve McQueen, Robert Preston, Ida Lupino, Ben Johnson, Joe Don Baker, Barbara Leigh, Mary Murphy, Bill McKinney, Dub Taylor.

Junior Bonner (Steve McQueen) é um decadente cowboy de rodeios que está falido, mas mesmo assim ainda tenta reviver seus melhores dias na carreira. Ao participar de um rodeio em sua cidade natal, Bonner reencontrará pai (Robert Preston), mãe (Ida Lupino) e irmão (Joe Don Baker), com todos os problemas de uma família em que cada integrante pensa de uma forma diferente. 

O diretor Sam Peckinpah ficou conhecido por revolucionar o western nos anos sessenta criando sequências de tiroteio em câmera lenta, com as balas explodindo no corpo do personagens e o sangue voando pela tela. 

Neste drama “Junior Bonner” ele utiliza a câmera lenta nas sequências dos rodeios e em uma briga de bar que parece uma comédia. Os conflitos familiares são razoáveis, tendo como ponto principal a questão do protagonista não aceitar que sua carreira estava no final e com isso o afastando da família. 

Como informação, o título nacional tem um enorme erro. Nos rodeios americanos o cowboy precisa aguentar oito segundos em cima do touro e não os dez citados.

Raízes da Ambição (Comes a Horseman, EUA, 1978) – Nota 6
Direção – Alan J. Pakula
Elenco – James Caan, Jane Fonda, Jason Robards, Richard Farnsworth, George Grizzard, Jim Davis, Mark Harmon, James Keach.

Arizona, anos quarenta, próximo ao final da Segunda Guerra. Frank (James Caan) é um vaqueiro que tem seu parceiro assassinado e que termina por se envolver numa disputa de terras entre a criadora de gado Ella (Jane Fonda), o fazendeiro Ewing (Jason Robards) e o empresário Neil (George Grizzard), este último que deseja comprar todas as terras da região para explorar petróleo. 

Este drama com pitadas de violência, ritmo lento e um narrativa sem emoção, em momento algum faz a história decolar. A curiosidade é a ligação ou talvez inspiração para a famosa série “Dallas” que seria lançada no mesmo ano e que também teria como tema principal os conflitos entre duas famílias donas de empresas exploradoras de petróleo no Texas. 

O personagem J.R. Ewing de Jason Robards tem o mesmo nome do protagonista de “Dallas” vivido por Larry Hagmann, enquanto o ator Jim Davis que aqui interpreta um capanga do personagem, na série viveu o patriarca da família Ewing. Estas curiosidades são mais interessantes do que o filme.

Nenhum comentário: