quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ad Astra: Rumo às Estrelas

Ad Astra: Rumo às Estrelas (Ad Astra, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – James Gray
Elenco – Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Donald Sutherland, Kimberly Elise, Loren Dean, John Ortiz, Donnie Keshawarz, John Finn, Lisagay Hamilton, Sean Blakemore, Bobby Nish, Liv Tyler.

Em um futuro próximo, os humanos criaram estações espaciais, sendo uma delas na lua. 

Quando estranhas rajadas elétricas começam a atingir a Terra, o governo convoca o astronauta Roy McBride (Brad Pitt) para uma complicada missão de encontrar um foguete que desapareceu há dezesseis anos que era comandado por seu pai (Tommy Lee Jones). 

O governo acredita que esta espaçonave desaparecida é a responsável pelas alterações na Terra. A nova missão é a chance Roy tentar reencontrar o pai e também salvar o planeta. 

Esta ficção foi claramente inspirada nos sucessos de “Perdido em Marte” e  “Interestelar”, porém sem a mesma qualidade no desenvolvimento da história. 

O roteiro escrito pelo diretor James Gray tenta criar um clima “filosofal” através da narrativa do protagonista vivido por um angustiado Brad Pitt, mas no fundo esconde uma história simples de filho que deseja conseguir a atenção do pai. 

A narrativa irregular e os personagens atormentados são comuns na filmografia de Gray, a curiosidade é transportar este estilo para uma ficção científica. 

Os destaques ficam para a produção caprichada e para as poucas, porém boas sequências de tensão. 

O resultado é interessante, indicado para quem gosta de ficção misturada com drama.

3 comentários:

Rodrigo Duarte disse...

Hugo, pena que tenha gostado pouco. Certamente estaria entre os 3 melhores filmes que vi o ano passado. O James Gray é um dos mais talentosos diretores em atividade. Ainda que você possa enxergar uma semelhança temática com "Interestelar", Nolan parece buscar ser maior que o filme, acho ele muito pretensioso. Gray tem ambição e os planos íntimos e mundanos se fundem com muita precisão. Nesse sentido, vejo muito mais semelhança e honestidade de comparação com "A Chegada". Abraço.

Liliane de Paula disse...

Está no Now e como ainda tem que pagar para assistir, não me interessei.
Gosto de Tommy Lee Jones, tb.

Vc passou quantos dias para assistir as 3 Temporadas de Ozark?
Porque agora que comecei a segunda.
Bjs,

Hugo disse...

Rodrigo - Realmente o filme tem bastante semelhanças com A "Chegada". Eu gostei do filme, mas com as ressalvas que citei no texto.

Liliane - Acho que demorei uns 15 ou 20 dias.

Abraço