domingo, 31 de maio de 2020

Um Novo Amor & Refém da Paixão


Um Novo Amor (At Middleton, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Adam Rodgers
Elenco – Andy Garcia, Vera Farmiga, Taissa Farmiga, Spencer Rocco Lofranco, Nicholas Braun, Tom Skerritt, Peter Riegert, Mirjana Jokovic, Daniella Garcia Lorido, Stephen Borrello.

George (Andy Garcia) é um cirurgião cardíaco que está levando seu filho Conrad (Spencer Rocco Lofranco) para visitar a Universidade de Middleton. Edith (Vera Farmiga) também acompanha sua filha Audrey (Taissa Farmiga). Conrad não demonstra interesse nesta universidade, mas Audrey está animada em conhecer um famoso escritor que é professor no local.

Enquanto os filhos seguem um monitor em uma excursão pelo campus, George e Edith terminam se separando do grupo. Mesmo tendo vidas bem diferentes, os dois parecem reencontrar a felicidade enquanto conversam e se aventuram pela universidade. 

Esta simpática comédia com toques de drama foca em momentos opostos da vida, de um lado os pais que precisam enfrentar a vida real cheia de frustrações e do outro os jovens que estão começando a vida e que acreditam saber tudo, quando na verdade não sabem praticamente nada. 

O ponto alto do longa é a química entre os personagens de Andy Garcia e Vera Farmiga. Diálogos espirituosos despertam sentimentos que estavam represados há muito tempo. Como se eles voltassem a ser jovens por um dia, tendo pelo menos a esperança de que a vida poderia ser diferente. 

Vale citar que as atrizes Vera e Taissa Farmiga que interpretam mãe e filha na verdade são irmãs. Ela tem onze anos de diferença na idade.

Refém da Paixão (Labor Day, EUA, 2013) – Nota 7
Direção – Jason Reitman
Elenco – Kate Winslet, Josh Brolin, Gattlin Griffith, Tobey Maguire, Tom Lipinski, Maika Monroe, Clark Cregg, James Van Der Beek. J.K. Simmons, Brooke Smith, Lucas Hedges.

Em 1987, numa pequena cidade na divisa com o Canadá, a divorciada Adele (Kate Winslet) e seu filho adolescente Henry (Gattlin Griffith) são abordados por Frank (Josh Brolin), um presidiário que fugiu do hospital após passar por uma cirurgia.

A depressiva Adele aceita esconder Frank em sua casa por uma noite. Aos poucos, o fugitivo cria um laço com Henry e se mostra um sujeito completamente diferente do que se espera de um criminoso. Em rápidos flashbacks surgem pistas de qual crime Frank cometeu.

O roteiro adaptado de um livro de sucesso pelo diretor Jason Reitman foca em personagens solitários que por um pequeno espaço de tempo acreditam que possam formar uma nova família. A protagonista vivida por Kate Winslet é depressiva, enquanto o filho tenta substituir o papel do pai que abandonou a família. O personagem de Josh Brolin é a esperança de uma nova vida.

O filme ganha pontos por não apelar para violência ou heroísmos, o foco principal acaba sendo os sentimentos de cada personagem. Vale citar a narração em off do personagem Henry já adulto, vivido por Tobey Maguire.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Gostei dos 2.
O com Andy Garcia e Vera Farmiga é bonito.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - São dois bons filmes, mas tb gostei mais de "Um Novo Amor".

Bjs