segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Tristeza e Alegria

Tristeza e Alegria (Sorg og Glaede, Dinamarca, 2013) – Nota  7,5
Direção – Nils Mamros
Elenco – Jakob Cedergren, Helle Fagralid, Ida Dwinger, Kristian Halken, Nicolas Bro, Soren Pilmark.

Dinamarca, 1984. O diretor de cinema Johannes (Jakob Cedergren) volta de viagem e descobre que sua esposa Signe (Helle Fagralid) matou o bebê do casal. 

Tentando entender os motivos que levaram a mulher a cometer um ato tão terrível e ao mesmo tempo sendo obrigado a lidar com a questão judicial, Johannes é entrevistado por um psiquiatra forense (Nicolas Bro). 

A conversa abre o caminho para flashbacks que detalham a relação do casal e principalmente como o estado mental de Signe foi se deteriorando. 

Este longa é baseado em um fato real ocorrido na vida do diretor Nils Mamros, que por sinal explorou situações de sua vida pessoal em todos os seus trabalhos. Este “Tristeza e Alegria” é considerado pelo diretor como o fechamento de sua carreira. 

É interessante verificar que ele mesmo faz um mea-culpa em relação a forma como tratava a esposa antes da tragédia, sempre demonstrando uma espécie de superioridade intelectual. 

O roteiro escrito por ele também foca em como o ser humano é influenciado por seus sentimentos. A tristeza e a alegria do título muitas vezes surgem da forma como encaramos uma determinada situação ou um simples comentário. 

Apesar do tema forte no início, o filme é sóbrio e realista, que faz pensar sobre o porquê de nossas atitudes e também sobre a complexidade dos relacionamentos.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Nossa fiquei super curiosa, gosto de tramas bem roteirizadas que tratam com sensibilidade de dramas pessoais.

Hugo disse...

Luli - É uma triste história real.

Bjs