terça-feira, 26 de novembro de 2019

A Freira & Exorcismos e Demônios


A Freira (The Nun, EUA, 2018) – Nota 5,5
Direção – Corin Hardy
Elenco – Demian Bichir, Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Bonnie Aarons, Ingrid Bisu, Patrick Wilson, Vera Farmiga, Lili Taylor.

Interior da Romênia, 1952. Em um convento isolado, duas freiras são atacadas por uma força sobrenatural. O corpo de uma delas é encontrado por um jovem aldeão (Jonas Bloquet). O Vaticano envia o padre Burke (Demian Bichir) e a noviça Irene (Taissa Farmiga) para investigar o ocorrido. Na vila próxima ao convento, os moradores demonstram medo acreditando que o local é amaldiçoado. 

O sucesso dos ótimos “Invocação do Mal  1 e 2” abriu caminho para franquias paralelas explorando o mesmo universo, resultando nos três filmes “Annabelle”, em “A Maldição da Chorona” e este "A Freira" que comento aqui. 

O longa começa de forma interessante ao apresentar um clima de tragédia e uma locação sinistra, porém o desenrolar do roteiro e da narrativa deixam bastante a desejar. A história é previsível e várias sequências parecem perdidas, sem grande conexão. São sequências que intercalam sustos com o padre e a noviça, porém sem aprofundamento algum na roteiro. 

É um filme fraco indicado apenas os fãs radicais do gênero.

Exorcismos e Demônios (The Crucifixion, Inlgaterra / Romênia / EUA, 2017) – Nota 5,5
Direção – Xavier Gens
Elenco – Sophie Cookson, Corneliu Ulici, Ada Lupu, Brittany Ashworth, Catalin Babliuc, Matthew Zajac.

Romênia, 2004. Numa pequena vila, um exorcismo comandando por um padre termina na morte da freira que aparentemente estava possuída por um demônio. A notícia chega aos Estados Unidos e a jovem repórter Nicole (Sophie Cookson) consegue convencer seu editor a enviá-la para Romênia para fazer uma matéria sobre o fato. Ao chegar no local e começar sua investigação, a descrente Nicole passa a sofrer com pesadelos e alucinações, ficando em dúvida se realmente o que ocorreu foi algo sobrenatural. 

Os créditos iniciais citam que o filme é baseado em uma história real e a primeira sequência do exorcismo chega a assustar. O clima de misticismo da vila também é interessante, mas infelizmente os pontos positivos ficam por aí. 

O desenvolvimento da história é repleto de clichês ao explorar sustos, personagens bizarros e segredos religiosos. O filme perde pontos também pelas fracas atuações do elenco. 

Como acontece muito neste gênero, a boa premissa acaba desperdiçada, resultando em um obra abaixo do razoável.  

7 comentários:

Pedrita disse...

nossa, eu amei a freira. o outro não vi, na verdade fiquei na dúvida se tinha visto então nao tentei ver. beijos, pedrita
https://mataharie007.blogspot.com/2019/07/a-freira.html

Liliane de Paula disse...

"A freira" já me programei para vê.
Está gravado acho.

O outro não ouvi falar.

Assisti "Fé Corrompida".
Já viu?

E a foto da poodle?
Manda para o WhatsApp, please.
Bjs,

Hugo disse...

Pedrita - O título do segundo filme confunde mesmo, são muitos longas com "Exorcismo" no nome.

Liliane - Vou mandar a foto.

Bjs

Luli Ap. disse...

Aaaaahhhh eu gostei muito do A freira, aliás confesso que me surpreendi de maneira positiva e olha que não sou fã radical do gênero, mas esse me fisgou.
Fiquei de cara com as freirinhas do local, o dó das gurias.
O outro não conhecia e vou anotar a indicação.

Hugo disse...

Luli - Eu esperava mais.

Bjs

Leo Rib disse...

Tanto A Freira quanto A Maldição da Chorona são spin-offs despretensiosos, né. Você não deixa de entender a história porque não viu Invocação do Mal.
Aliás, as histórias em si não se desenvolvem muito. São mais filmes pra dar sustos no público.

Hugo disse...

Léo - Isso mesmo, ficam bem abaixo da qualidade de "Invocação do Mal".

Abraço