terça-feira, 12 de novembro de 2019

Uma Longa Viagem

Uma Longa Viagem (The Railway Man, Suíça / Inglaterra / Austrália, 2013) – Nota 7,5
Direção – Jonathan Teplitzky
Elenco – Colin Firth, Nicole Kidman, Jeremy Irvine, Stellan Skarsgard, Sam Reid, Tanroh Ishida, Hiroyuki Sanada, Tom Hobbs, Tom Stokes.

Inglaterra, 1980. Eric Lomax (Colin Firth) é um apaixonado por trens que conhece sua esposa Patti (Nicole Kidman) durante uma viagem pelo interior do país.

Pouco tempo depois, a esposa descobre que Eric sofre de um terrível trauma de guerra, resultado do tempo em que foi prisioneiro dos japoneses em um campo de concentração no sudeste asiático. 

A trama volta pra 1942 em meio a Segunda Guerra Mundial, quando o jovem Eric (Jeremy Irvine) ao lado de colegas de farda são obrigados pelos japoneses a construir uma estrada de ferro, sofrendo torturas e humilhações para sobreviver. 

Baseado numa história real descrita em livro pelo verdadeiro Eric Lomax, este longa tem como ponto principal a questão dos traumas de guerra. As consequências físicas são facilmente detectadas naqueles que foram feridos e sobreviveram, sendo entendidas pelas pessoas ao redor, bem diferente dos traumas psicológicos que muitas vezes se escondem naqueles que não sofreram ferimento algum no corpo. 

Vale citar também a forma como os japoneses encaravam a guerra. As notícias divulgadas pelo alto comando japonês eram sempre que eles estavam vencendo a guerra, criando uma espécie de lavagem cerebral no soldados, que eram “treinados” para lutar até morrer, tudo em nome da honra.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Levo a indicação.
Gosto muito do Colin Firth.
Não sabia que os japoneses recebiam fake news da guerra, fiquei chocada.
A gente tem uma ideia de ética e valores sobre os orientais né non?
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - A propaganda militar foi comum na maioria dos países que participaram da Segunda Guerra. A questão é que no Japão a pressão do governo era para os soldados lutarem até a morte. Deserção ou rendição era considerado uma desonra.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Acho muito interessante filmes baseados em fatos reais.
Mesmo com histórias de guerras, sempre com imagens tão cruéis, vale muito conhecer.
Colin Firth é um ator que gosto muito.
Vou anotar.

Ando atrás de "A separação" que aainda não está free na Net.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É o tipo de filme que vc vai gostar.

Quando puder veja "A Separação". É um ótimo filme.

Bjs