segunda-feira, 23 de julho de 2018

Rudy & Temporada de Furacão


Rudy (Rudy, EUA, 1993) – Nota 7,5
Direção – David Anspaugh
Elenco – Sean Astin, Ned Beatty, Charles S. Dutton, Jon Favreau, Scott Benjaminson, Lili Taylor, Robert Prosky, Jason Miller, John Beasley, Ron Dean, Vince Vaughn.

Final dos anos sessenta. O jovem Rudy Ruettiger (Sean Astin) está no último ano do colégio e sonha em se tornar jogador de futebol da universidade de Notre Dame. Suas notas apenas razoáveis, seu tamanho e a pouca habilidade para o esporte são muros praticamente intransponíveis. Rudy é obrigado a trabalhar em uma usina ao lado do pai (Ned Beatty) e dos irmãos. Quatro anos depois, uma determinada situação faz com que Rudy abandone o emprego e a noiva (Lili Taylor) e decida tentar ser aceito na universidade, mesmo sendo tratado como maluco pela família. 

Este sensível longa é baseado numa história real de superação em busca de um sonho. É interessante citar que a obsessão em realizar um sonho ou chegar a um objetivo pode ocorrer de uma forma diferente do imaginado. O roteiro aqui foca na busca do protagonista pelo objetivo, detalhando as barreiras enfrentadas e sua força de vontade em enfrentar algo que parecia além do seu limite. 

Muito da emoção na narrativa vem da direção de David Anspaugh. Apesar de ser pouco conhecido e ter quase toda a carreira voltada para TV, Anspaugh é o responsável por um dos filmes sobre esporte mais emocionantes da história do cinema. O drama sobre uma equipe de basquete colegial chamado “Momentos Decisivos” é uma verdadeira pérola protagonizada por Gene Hackman. Os dois filmes são belos exemplos de superação no esporte.

Temporada de Furacão (Hurricane Season, EUA, 2009) – Nota 6,5
Direção – Tim Story
Elenco – Forest Whitaker, Taraji P. Henson, Isaiah Washington, Courtney B. Vance, China Anne McClain, Bonnie Hunt, Robbie Jones, Khleo Thomas, Shad Moss, Michael Gaston, J.B. Smoove.

Um ano após o Furacão Katrina destruir New Orleans, o professor de basquete Al Collins (Forest Whitaker) tenta remontar a equipe de seu colégio. Como várias escolas foram destruídas e muitas pessoas fugiram da cidade, Al consegue reunir alguns alunos que eram destaques em outros colégios. Mesmo com uma estrutura mínima e muitos problemas pessoais entre os garotos, o treinador luta para transformar o grupo em um time vencedor. 

Este longa foca em mais uma história real de superação no esporte, tema explorado em diversos filmes. O roteiro segue os clichês das dificuldades pessoais influenciando as relações entre os garotos e treinador, que por sinal é teimoso e obstinado, além de pai de família exemplar. O pano de fundo da cidade devastada tentando se reerguer também é explorado sem muita profundidade. Fica a sensação de que há já vimos este filme. Falta algo até mesmo nas cenas que seriam para emocionar, tanto nos conflitos, como nas sequências dos jogos. O resultado é um drama esportivo genérico.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gostei das indicações, especialmente Rudy, ainda no sábado estava comentando sobre como alguns filmes vintage são absolutamente perfeitos.
Gosto muito da temática superação no esporte.
Dicas devidamente anotadas.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Cinema é atemporal. Existem ótimos filmes produzidos em todos os anos.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Hugo, não consegui gravar "O passageiro" porque ainda não está free no Now.
Mas vou gravar quando liberar.

Rudy é um filme que me interessa apesar de conhecer apenas Vince Vaughn.
Histórias reais me interessam.
Devo encontrar no Oldflix (Será?)


Hugo disse...

Liliane - Pode ser que tenha no Oldflix, pois é um filme de 1993.