domingo, 29 de julho de 2018

À Beira do Abismo

À Beira do Abismo (The Big Sleep, EUA, 1946) – Nota 8
Direção – Howard Hawks
Elenco – Humphrey Bogart, Lauren Bacall, John Ridgely, Martha Vickers, Dorothy Malone, Peggy Knudsen, Charles Waldron, Bob Steele, Elisha Cook Jr.

O detetive particular Philip Marlowe (Humphrey Bogart) é contratado por um milionário (Charles Waldron) que está sendo extorquido por causa de uma dívida de sua filha (Martha Vickers). 

Antes de sair da casa do sujeito, Marlowe é chamado pela outra filha (Lauren Bacall), que deseja que ele procure um amigo do pai que desapareceu. 

É quase impossível explicar um pouco mais desta que é uma das tramas mais complexas da história do cinema. A investigação do protagonista cruzará o caminho de chantagistas, policiais, gângsteres e várias mulheres fatais. 

Adaptado de uma obra de Raymond Chandler, o roteiro do famoso escritor William Faulkner imprime uma incrível velocidade nos diálogos que deixam o espectador perdido em alguns momentos. A rapidez com que o personagem de Marlowe responde os questionamentos e se esquiva das armadilhas criadas pelos oponentes é sensacional. 

É muito difícil captar todos os detalhes em apenas uma sessão. É um filme para ser visto mais de uma vez. 

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Huuummm eu me interessei, massssss c certeza vou me perder com tantos detalhes e um roteiro complexo :p
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - Tem que prestar muita atenção aos diálogos, que são extremamente rápidos.

Bjs