sexta-feira, 27 de julho de 2018

Comédias Antigas de Verão


Curso de Verão (Summer School, EUA, 1987) – Nota 7,5
Direção – Carl Reiner
Elenco – Mark Harmon, Kirstie Alley, Courtney Thorne Smith, Dean Cameron, Robin Thomas, Patrick Labyorteaux, Gary Riley, Kelly Jo Minter, Ken Olandt, Shawnee Smith.

No último dia de aula em um colégio, o diretor praticamente obriga o professor de educação física Freddy Shoop (Mark Harmon) a assumir uma classe de alunos problemáticos que precisa ter aulas durante as férias de verão. O professor não tem a mínima ideia do que fazer com os alunos, que logicamente também não queriam estar ali. Aos poucos, Freddy percebe que aqueles jovens precisam de ajuda pessoal muito mais do que aula com papel e caneta. 

Este simpático longa é um cult dos anos oitenta que infelizmente não tem a mesma fama de outros semelhantes. O roteiro explora alguns clichês de forma inteligente, principalmente quanto ao elenco. Temos a aluna bonita, surfista e totalmente dispersa (Courtney Thorne Smith), o jovem que trabalha como stripper e dorme durante a aula (Ken Olandt) e a impagável dupla de alunos fãs do terror “O Massacre da Serra Elétrica” (Dean Cameron e Gary  Riley). O professor que descobre uma motivação que acreditava não ter é com certeza um dos melhores papéis de Mark Harmon, hoje famoso pela série “NCIS”. 

É um filme simples, divertido e até sensível em alguns momentos.

As Grandes Férias (The Great Outdoors, EUA, 1988) – Nota 6
Direção – Howard Deutch
Elenco – Dan Aykroyd, John Candy, Stephanie Faracy, Annette Bening, Robert Prosky.

Chet (John Candy), sua esposa (Stephanie Faracy) e seus dois filhos viajam para aproveitar as férias em um hotel na beira de um lago. O que seria apenas diversão se transforma em conflito quando o cunhado de Chet, o folgado Roman (Dan Aykroyd), decide se hospedar no mesmo hotel com a esposa (Annette Bening) e o casal de filhos. É o início de uma verdadeira disputa entre famílias. 

Mais um típica comédia inofensiva dos anos oitenta, em que dois astros do gênero criam confusões que beiram o humor pastelão. Como curiosidade, este foi o primeiro trabalho da atriz Annette Bening no cinema.

Temporada de Verão (Summer Rental, EUA, 1985) – Nota 5,5
Direção – Carl Reiner
Elenco – John Candy, Karen Austin, Richard Crenna, Kerri Green, Joey Lawrence, Rip Torn, John Larroquette, Richard Herd.

Jack (John Candy) é um controlador de voo que consegue tirar férias e levar a família para se divertir nas praias da Flórida. A esposa (Karen Austin) e o casal de filhos (Kerri Green e Joey Lawrence) querem aproveitar o local, enquanto o atrapalhado pai se envolve em confusões e cria uma conflito com um sujeito arrogante (Richard Crenna). 

É uma típica sessão da tarde que ganha pontos pela simpatia do falecido John Candy e por algumas piadas divertidas.

Sonhos de Verão (California Dreaming, EUA, 1979) – Nota 5,5
Direção – John Hancock
Elenco – Seymour Cassel, Glynnis O’Connor, Dennis Christopher, Dorothy Tristan, Tanya Roberts.

O jovem T. T. (Dennis Christopher) muda de uma pequena cidade do interior dos EUA para a Califórnia querendo curtir a vida com sol, praia e garotas, porém seu jeito tímido e atrapalhado não irá ajudar. Sua vida melhora quando um veterano surfista (Seymour Cassel) o ajuda a conquistar a garota dos sonhos (Glynnis O’Connor).

Com um protagonista fraco e um roteiro previsível, o longa tem como destaque apenas as lindas paisagens das praias da California, além do belo elenco feminino.

3 comentários:

Liliane de Paula Martins disse...

Hugo, quantos filmes de um só vez.
Não vi nenhum desses.
Mas vi um filme semelhante com Chevy Chase (Féris frustadas) de 1983.
E apesar de ser comédia (não gosto) era muito interessante.

A OldFlix mandou aviso de um filme de Pernalonga de 1947.
Deve ser muito legal.
Vou vê.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Que bacanudo um post de filmes de férias!!!!
Sei que tá longe, mas vc faz um de Natal??????
Assisti Temporada de verão e gostei, achei divertido.
Os outros ainda não vi, fiquei curiosa com Curso de verão, vou procurar e vai para a lista dos desejados.
Ótimo fds pra vc e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Liliane - O Oldflix deve ter coisas interessantes.

Luli - Curso de Verão é bem legal, fez algum sucesso em vhs na época, mas hoje está esquecido.

Bjos