Sonhos à Deriva (Rudderless, EUA, 2014) – Nota 7,5
Direção – William H. Macy
Elenco – Billy Crudup, Anton Yelchin, Felicity Huffman,
William H. Macy, Selena Gomez, Laurence Fishburne, Miles Heizer.
O publicitário Sam (Billy Crudup) espera o filho Josh (Miles
Heizer) em um bar para comemorar um novo contrato que fechou no trabalho,
quando vê pela televisão a notícia de que um atirador fez várias vítimas na
universidade onde o jovem estuda. Separado da esposa (Felicity Huffman), Sam
perde totalmente o rumo com a morte do filho.
A história pula dois anos a
frente. Agora Sam mora em um barco e trabalha como pintor em um bairro de
subúrbio. Quando a ex-esposa, que está de mudança, lhe entrega as coisas do
filho, Sam descobre vários CDs em que o jovem cantava músicas de sua própria
autoria. Pouco tempo depois, Sam vai com dois colegas de trabalho a um bar com
música ao vivo e tem uma ideia. No dia seguinte ele volta com um violão e
decide tocar uma música do filho. O público não dá atenção, porém o jovem
Quentin (Anton Yelchin) fica empolgado, se aproxima de Sam querendo saber se
ele tem outras músicas e se deseja tocar junto. É o início de uma inusitada
amizade entre dois sujeitos que precisam encontrar o caminho na vida.
O ótimo
ator William H. Macy tinha no currículo como diretor apenas um filme para tv
nos anos oitenta e aqui surpreende ao entregar uma sensível história de perda,
amizade e esperança. É interessante também a surpresa que o roteiro revela na
metade do filme, que dá a dimensão real da tragédia enfrentada por Sam e por
sua ex-esposa.
Por sinal, a interpretação de Billy Crudup é um dos pontos altos
do longa, voltando a um papel de músico, assim como no ótimo “Quase Famosos”,
mesmo que aqui seja uma forma de renascer, não uma diversão. O jovem Anton
Yelchin também defende bem o papel do confuso Quentin. Por sinal, os dois atores aparentemente
cantam e tocam algumas músicas.
A ótima trilha sonora com músicas que misturam
rock e melancolia é outro grande acerto.
É um filme pequeno que merece ser
descoberto.
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