quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Mensageiro

O Mensageiro (Kill the Messenger, EUA, 2014) – Nota 8
Direção – Michael Cuesta
Elenco – Jeremy Renner, Rosemarie DeWitt, Oliver Platt, Mary Elizabeth Winstead, Barry Pepper, Andy Garcia, Ray Liotta, Michael Sheen, Paz Vega, Tim Blake Nelson, Michael Kenneth Williams, Lucas Hedges, Yul Vazquez, Gil Bellows, Steve Coulter, Dan Futterman, Richard Schiff, Robert Patrick.

Em 1996, após fazer uma matéria sobre tráfico de drogas, Gary Webb (Jeremy Renner), repórter do jornal San Diego Mercury, é procurado por uma desconhecida (Paz Vega) que tem em seu poder a transcrição de uma audiência de Grande Juri em que um mega traficante (Yul Vazquez) confessa ser informante do governo americano. Farejando uma grande história, Webb começa uma investigação que o levará da Califórnia para Nicarágua e posteriormente para Washington, descobrindo uma complexa trama envolvendo traficantes, CIA, políticos e revolucionários da Nicarágua. 

O ótimo roteiro de Peter Landesman é baseado na história real descrita em livro pelo próprio Gary Webb, que conta com detalhes como conseguiu montar toda a história através de conversas com figuras sinistras envolvidas numa verdadeira conspiração. A primeira parte foca na investigação de Webb, para no segundo momento se voltar ao drama pessoal do protagonista, que sofre represálias pela reportagem, afetando seu trabalho e casamento. 

O longa segue o estilo de filmes investigativos como o clássico “Todos os Homens do Presidente” e o mais recente “Zodíaco”, sempre mantendo a tensão da narrativa e construindo a trama como se fosse um quebra-cabeças, através de pistas que surgem cada vez que um novo personagem entra em cena. Rostos conhecidos como Andy Garcia, Ray Liotta e Michael Sheen tem pequenas participações, porém extremamente importantes dentro da trama. 

Vale destacar o mundo do jornalismo sendo mostrado como uma selva, onde a ética e a verdade são importantes desde que não prejudiquem a imagem do veículo ou de seus editores. 

É um filme que deixa o espectador totalmente descrente em relação a mídia, a justiça e seus governantes.  

Nenhum comentário: