segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Lei de Cada Dia & Assassinato em Primeiro Grau


O diretor Marc Rocco faleceu com apenas quarenta e seis anos em 2009, deixando uma carreira de quatro filmes. Seu dois primeiros trabalhos foram comédias românticas adolescentes sem grande impacto, que não davam pistas de que Rocco poderia ter talento para algo mais.

Seus dois filmes seguintes foram dramas fortes que resultaram em gratas surpresas para o público. 

Nesta postagem comento estes dois trabalhos.

A Lei de Cada Dia ou Por Onde a Vida Te Leva (Where the Day Takes You, EUA, 1991) – Nota 7,5
Direção – Marc Rocco
Elenco – Dermot Mulroney, Lara Flynn Boyle, Sean Astin, Balthazar Getty, Laura San Giacomo, Ricki Lake, Will Smith, James LeGros, Peter Dobson, Kyle MacLachlan, Nancy McKeon, Adam Baldwin, Rachel Ticotin, Alyssa Milano, David Arquette, Leo Rossi, Stephen Tobolowsky, Christian Slater.

Vários jovens que fugiram de casa tentam sobreviver pelas ruas de Los Angeles. Liderados informalmente por King (Dermot Mulroney), que vive nas ruas desde criança, os jovens dormem embaixo de um viaduto ao lado de uma rodovia e durante o dia lutam para conseguir dinheiro através de esmolas, pequenos roubos e prostituição. Entre os jovens temos a bela Heather (Laura Flynn Boyle), o nervosinho Little J (Balthazar Getty), o drogado Greg (Sean Astin), a gordinha Brenda (Rickie Lake), o veterano Crasher (James LeGros) e o cadeirante Manny (Will Smith). 

O roteiro escrito pelo próprio diretor Marc Rocco, foca no complicado problema dos adolescentes que fogem de casa por causa de abuso de familiares ou do vício em drogas. 

A trama é intercalada por uma entrevista do personagem de Dermot Mulroney com uma assistente social interpretada por Laura San Giacomo, que tenta tirar do jovem respostas sobre sua vida, seus sentimentos, sonhos e a dureza da vida nas ruas. 

É uma história sobre uma triste realidade, que conforme os letreiros no final do longa, a cada menos de trinta segundos, um adolescente foge de casa nos Estados Unidos, pelo menos era este cálculo em 1991. 

Vale destacar ainda o elenco recheado de jovens que ficariam famosos, como Dermot Mulroney, Sean Astin (“Senhor dos Anéis”), Laura Flynn Boyle, David Arquete (“Pânico”) e Will Smith no seu primeiro papel no cinema.

Assassinato em Primeiro Grau (Murder in the First, EUA, 1995) - Nota 8
Direção – Marc Rocco
Elenco – Kevin Bacon, Christian Slater, Gary Oldman, Embeth Davidtz, William H. Macy, Stephen Tobolowsky, Brad Dourif, R. Lee Ermey, Mia Kirshner, Kyra Sedgwick.

Henri Young (Kevin Bacon) rouba alguns trocados em uma agência dos correios e termina preso. Ao invés de receber uma pena leve, o homem é enviado para temida prisão de Alcatraz. Inconformado com a injustiça, Henri tenta fugir e falha. A tentativa desperta a ira no diretor do presídio (Gary Oldman), um sádico que para vingar a audácia de Henri, o envia para a solitária, onde o homem fica preso por mais de três anos, além de ser torturado. 

Ao ser libertado e jogado no páteo com outros presos, Henri mata o sujeito que delatou sua fuga. Podendo ser condenado a morte, ele é defendido por um jovem advogado (Christian Slater), que deseja provar que os anos na solitária foram um abuso do diretor e a causa para o desequilíbrio emocional de Henri. 

Este ótimo drama faz uma forte crítica ao sistema penal americano da época, principalmente o tratamento dado aos presos. O filme se divide entre o sofrimento do personagem de Kevin Bacon na solitária, com o julgamento, que é um verdadeiro embate em o jovem interpretado por Christian Slater e o promotor de William H. Macy. Outro ponto alto do filme é o elenco, com destaque para Bacon, Slater, Macy e o quase sempre sinistro Gary Oldman. 

Para quem gosta de drama sobre injustiça, esta é uma ótima opção.

Nenhum comentário: