domingo, 30 de junho de 2013

Procurando Elly

Procurando Elly (Darbareye Elly, Irã / França, 2009) – Nota 8
Direção – Asghar Farhadi
Elenco – Golshifteh Farahani, Shahab Hosseini, Taraneh Alidoost, Merial Zare’i, Mani Haghighi, Peyman Moaadi, Ra’na Azadivar, Ahmad Mehranfar, Saber Abbar.

Três casais iranianos com seus filhos pequenos viajam de Teerã para passar o final de semana na praia. Junto segue Ahmad (Shahab Hosseini), um amigo que vive na Alemanha e que acabou de se divorciar. O passeio foi organizado por Sepideh (Golshifteh Farahani), que sem contar para os amigos e nem mesmo para o marido Amir (Mani Haghighi), decide levar a jovem Elly (Taraneh Alidoost) com o objetivo dela se aproximar de Ahmad, que por seu lado voltou ao Irã para encontrar outra esposa. O que seria um final de semana de diversão, se torna um pesadelo quando ocorre um acidente e em seguida Elly desaparece. 

Este ótimo longa foge do estilo comum do cinema iraniano, que geralmente dá ênfase a uma narrativa lenta e utiliza temas ligados a pobreza do país. Aqui o roteiro do diretor Asghar Farahdi foca na nova classe média iraniana, que procura usufruir de tudo que o mundo ocidental oferece. Os personagens não largam seus celulares, utilizam carros franceses, se divertem dançando e jogando vôlei, porém quando ocorre a crise com a desparecimento da jovem, todas as tradições e preconceitos vem à tona, criando conflitos entre os casais, com uma lavagem de roupa suja onde o machismo da sociedade iraniana se torna o ponto principal. 

A teia de pequenas mentiras e segredos criada para tentar amenizar a situação termina por aumentar os conflitos, inclusive com a chegada de um último personagem muito importante para a trama. 

A sequência do acidente e do conseqüente desaparecimento de Elly é tensa e extremamente bem filmada. São em torno de doze minutos de desespero, onde os vários personagens entram numa louca corrida para tentar resolver a situação. 

No geral é um ótimo drama, indicado para quem gosta do gênero e principalmente para quem deseja conhecer detalhes de uma cultura diferente da nossa, porém com pessoas que tem as mesmas virtudes e defeitos dos ocidentais.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É uma filme que fiquei com muita vontade de ver na época, e acabei não conseguindo. Vou procurar.


Bjs

Hugo disse...

Amanda - Vale a sessão, é um ótimo drama.

Bjos