sexta-feira, 28 de junho de 2013

Barcelona

Barcelona (Barcelona, EUA / Espanha, 1994) – Nota 7
Direção – Whit Stillman
Elenco – Taylor Nichols, Chris Eigeman, Tushka Bergen, Mira Sorvino, Jack Gilpin, Thomas Gibson.

Barcelona, início dos anos oitenta, Ted (Taylor Nichols) é um executivo americano sério e conservador que trabalha na cidade. Quando ele recebe a inesperada visita do primo Fred (Chris Eigeman), um oficial da marinha americana, Ted tem seu modo de vida confrontado pela forma relaxada do primo. 

A diferença de personalidades e pensamentos é posta à prova também porque Fred está na cidade de modo oficial, representando o governo americano e sendo visto como uma espécie de fascista, já que na Espanha ainda estava bem viva a lembrança dos anos de ditadura do General Franco. Por outro lado, Ted namora uma ativista de esquerda (Tushka Bergen). Mesmo sendo oficial da marinha, Fred gosta de aproveitar a vida e acaba se envolvendo com uma garota de programa (Mira Sorvino). 

Este inteligente longa brinca com o choque cultural, tanto entre americanos e espanhóis, como entre conservadores e liberais, tendo ao fundo a bela cidade de Barcelona como cenário. 

O filme é também o segundo longa de Whit Stillman, que estreou com “Metropolitan”, uma interessante crítica a um grupo de jovens de família ricas de Manhattan, trabalho independente que resultou em elogios da crítica. 

Depois deste “Barcelona”, Stillman dirigiu seu trabalho mais conhecido, o drama “Os Últimos Embalos da Disco”, isto em 1998 e em seguida desapareceu. Ele voltou em 2011 com um filme chamado “Descobrindo o Amor”, que não foi notado pela crítica e que eu ainda não assisti. 

Como curiosidade, nos três filmes anteriores de Stillman, o ator Chris Eigeman tem papel de destaque. 

Nenhum comentário: