sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Professor Aloprado (1963 e 1996)


O Professor Aloprado (The Nutty Professor, EUA, 1963) – Nota 7
Direção – Jerry Lewis
Elenco – Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore, Kathleen Freeman, Henry Gibson.

Julius Kelp (Jerry Lewis) é um tímido e atrapalhado professor de universidade, que vive destruindo o laboratório com suas experiências malucas, além de ser motivo de piadas dos alunos. Querendo mudar sua vida, Julius decide ser a própria cobaia de um experimento que aparentemente parece ser um sucesso. Julius muda completamente a personalidade, o modo de se vestir, de se expressar, porém se esconde através de um personagem chamado Buddy Love, que acaba chamando a atenção da bela Stella Purdy (Stella Stevens), que nem imagina que o sujeito é na verdade o estranho professor. Os problemas surgem quando o efeito da fórmula começa a falhar, deixando o sujeito em situações constrangedoras. 

O comediante Jerry Lewis estava no auge da carreira quando decidiu dirigir e protagonizar esta paródia de “O Médico e o Monstro”, que se transformou num dos maiores sucessos de sua carreira. As cenas em que a fórmula falha são perfeitas para Lewis criar sequências engraçadas aproveitando seu talento para o humor físico, misturado com suas inconfundíveis caretas. 

É um filme divertido e superior a refilmagem estrelada por Eddie Murphy.

O Professor Aloprado (The Nutty Professor, EUA, 1996) – Nota 5,5
Direção – Tom Shadyac
Elenco – Eddie Murphy, Jada Pinkett Smith, James Coburn, Larry Miller, Dave Chappelle, John Ales.

O obeso professor Sherman Klump (Eddie Murphy) é sempre ridicularizado por seu peso. Quando ele se apaixona por outra professora, a bela Carla (Jada Pinkett Smith), decide ser a cobaia de sua própria fórmula experimental para emagrecer. O experimento funciona e Sherman se transforma num sujeito atlético e conquistador, passando a utilizar o nome de Buddy Love. Lógico que os efeitos da fórmula começam a falhar e a vida de Sherman fica ainda mais complicada. 

Se o original com Jerry Lewis se baseava no humor físico do ator, este refilmagem se apoia nos efeitos especiais nas cenas de transformação do personagem principal, misturadas com piadas chulas. Infelizmente o sucesso de público deste filme fez mal a carreira de Eddie Murphy, que mesmo sendo um ator extremamente talentoso, muitas vezes interpretando vários papéis debaixo de maquiagem, inclusive neste filme, se perdeu na carreira com comédias rasteiras como “A Creche do Papai”, a sequência de “O Professor Aloprado” e o horroroso “Norbit”. 

É uma pena, um ator como Murphy merecia trabalhos melhores, como os vários bons filmes que estrelou nos anos oitenta.

Nenhum comentário: