segunda-feira, 6 de maio de 2013

Following

Following (Following, Inglaterra, 1998) – Nota 8
Direção – Christopher Nolan
Elenco – Jeremy Theobald, Alex Haw, Lucy Russell, John Nolan.

Em Londres, um jovem desempregado aspirante a escritor (Jeremy Theobald) vaga pelas ruas seguindo pessoas como uma espécie de pesquisa para criação de personagens. Quando ele passa a seguir um sujeito que parece um executivo (Alex Haw), este o confronta em um café e confessa ser um ladrão especialista em invadir residências. 

O enigmático sujeito convida o escritor a participar de seus roubos, sempre visando coisas simples como CDs e pequenos objetos. O escritor aceita o convite e passa a trabalhar em dupla com o homem, até o momento em que ele se interessa por uma jovem (Lucy Russell) que fora uma das vítimas de seus roubos, fato que dá início a uma intrincada trama onde nada é o que parece ser. 

Esta pequena pérola de apenas setenta minutos filmada em preto e branco foi a estreia na direção de Christopher Nolan, que já demonstrava aqui todo seu talento. A narrativa não linear é uma prévia do ótimo e ainda mais complexo “Amnésia” que Nolan filmaria dois anos depois, sendo um dos pontos principais desta história que parece simples a princípio, mas que no desenrolar da trama se torna um verdadeiro emaranhado de mentiras que prende a atenção do espectador até a reviravolta final. 

Uma grande estreia de um grande diretor.    

4 comentários:

Unknown disse...

Parece ''diferente'', gosto de filmes com enredos que foge do convencional.

Thomás R. Boeira disse...

Realmente foi uma bela estreia do Nolan. Filme muito bacana.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Suzane Weck disse...

Ola,ainda não vi este filme ,mas com certeza irei gostar pois pelo teu relato trata-se de uma história muito interessante.Desejando uma ótima semana aqui fica meu abraço.SU.

Hugo disse...

Fernando - O filme tem uma montagem e uma trama extremamente criativas.

Thomás - Ótima estreia.

Suzane - Obrigado pela visita.

Abraço a todos