quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Sob Fogo Cerrado, O Ano em que Vivemos em Perigo & O Cônsul Honorário

 


Sob Fogo Cerrado (Under Fire, EUA / México, 1993) – Nota 7
Direção – Roger Spottiswoode
Elenco – Nick Nolte, Gene Hackman, Joanna Cassidy, Jean Louis Trintignant, Ed Harris, Richard Masur, Holly Palance.

Nicaraguá, 1979. Três experientes jornalistas (Nick Nolte, Gene Hackman e Joanna Cassidy) testemunham e registram com fotos e imagens uma revolução que está prestes a derrubar o ditador Somoza. Ao mesmo tempo, eles estão envolvidos em um triângulo amoroso que gera pequenos conflitos. 

Este longa segue o gênero de colocar jornalistas como protagonistas em meio a um conflito, deixando de lado heroísmos ou ação desenfreada, para focar no testemunho da violência e das injustiças sofridas pela população. O filme não deixa de entregar algumas sequências de tensão e violência. Destaque para os sempre marcantes Nick Nolte e Gene Hackman.

O Ano em que Vivemos em Perigo (The Year of Living Dangerously, Austrália, 1982) - Nota 7,5
Direção – Peter Weir
Elenco – Mel Gibson, Sigourney Weaver, Linda Hunt, Michael Murphy, Bill Kerr.

Indonésia, 1965. Nos últimos momentos antes da queda do presidente Sukarno, um jornalista australiano (Mel Gibson) se envolve com uma funcionária da embaixada americana (Sigourney Weaver) e ao mesmo tempo é auxiliado por um fotógrafo (Linda Hunt que interpreta um homem e ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante pelo papel) na investigação da situação junto aos revolucionários. 

O roteiro entrega uma competente mistura de drama político com romance em meio a algumas sequências tensas e o clima de violência que permeia a história. Destaque para a atuação do trio principal, com Mel Gibson e Sigourney Weaver em um momento de ascensão na carreira.

O Cônsul Honorário (The Honorary Consul, Inglaterra / México, 1983) – Nota 6
Direção – John MacKenzie
Elenco – Michael Caine, Richard Gere, Bob Hoskins, Elpidia Carrillo, Joaquim de Almeida, A Martinez

Durante o governo militar na Argentina, o médico Eduardo Plarr (Richard Gere) retorna ao país e faz amizade com o cônsul inglês Charles Fortnum (Michael Caine). Beberrão e casado com uma ex-prostituta (Elpidia Carrillo), Fortnum termina sequestrado por um grupo terrorista que pretende trocá-lo por companheiros que estão presos. 

Este longa baseado em um livro de Graham Greene tem uma premissa interessante ao explorar as questões políticas da América Latina nos anos setenta e oitenta. O grande problema é que falta emoção ao filme e a narrativa é apenas razoável. Apesar do ótimo elenco, é estranho ouvir Bob Hoskins falando com um falso sotaque espanhol.

Nenhum comentário: