sexta-feira, 1 de março de 2024

Os Condores do Oriente

 


Os Condores do Oriente (Dung Fong Tuk Ying, Hong Kong, 1987) – Nota 7
Direção – Sammo Hung
Elenco – Sammo Hung, Yuen Biao, Haing S. Ngor, Ching Ying Lim, Billy Lau, Kwok Keung Cheung, Joyce Godenzi.

Em 1976, o governo americano decide enviar um grupo com dez americanos de origem chinesa de forma clandestina para destruir um depósito de armas no Vietnã. Os escolhidos são condenados que ganharão a liberdade e mais duzentos mil dólares se completarem a missão e sobreviverem, é claro.

Este agitado e divertido longa de ação produzido em Hong Kong recicla as tramas de “Os Doze Condenados” e “O Franco Atirador”, inclusive copiando sequências sem a menor vergonha. O interessante é que isso funciona. 

O ator e diretor Sammo Hung consegue criar sequências de lutas criativas intercalando tiroteios e explosões com figurantes voando ao estilo dos anos oitenta. Por sinal, as melhores lutas são entre Sammo Hung e seu habitual parceiro Yuen Biao contra os diversos inimigos que surgem na tela, com destaque para a sequência final contra o general vietnamita que solta uma sinistra risada antes de lutar. 

É o típico filme indicado para quem curte o cinema de Sammo Hung, Yuen Biao e Jackie Chan, este último que fecha a trinca de astros do gênero dos anos setenta, oitenta e noventa.

Nenhum comentário: