quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O Emissário de Mackintosh, O Quarto Protocolo & A Casa da Rússia

 


O Emissário de MacKintosh (The MacKintosh Man, EUA, 1973) – Nota 7
Direção – John Huston
Elenco – Paul Newman, Dominique Sanda, James Mason, Harry Andrews, Ian Bannen. Michael Hordern, Pete Vaughan

Joseph Rearden (Paul Newman) é contratado para um roubo de joias e termina preso em uma penitenciária britânica. Ele cria um plano de fuga e leva consigo um político britânico que estava preso por espionagem. A partir daí, nada é o que parece ser. 

O diretor John Huston explora o clássico estilo dos filmes de espionagem que lembram as obras de Alfred Hitchcock. Personagens dúbios como o protagonista de Paul Newman ou a femme fatale de Dominique Sanda, além de sequências de suspense como a perseguição com automóveis são exemplos. 

Não chega a ser um grande filme, mas entrega o que promete em relação a premissa e os segredos.

8600 – O Quarto Protocolo (The Fourt Protocol, Inglaterra, 1987) – Nota 6
Direção – John Mackenzie
Elenco – Michael Caine, Pierce Brosnan, Ned Beatty, Joanna Cassidy, Julian Glover, Michael Gough, Ray McAnally, Ian Richardson, Anton Rodgers, Betsy Brantley, Matt Frewer, Alan North.

A KGB envia um espião (Pierce Brosnan) com o objetivo de explodir uma mini bomba nuclear em uma base americana em Londres. O governo inglês escala o agente John Preston (Michael Caine) para investigar o caso e evitar a tragédia. 

Baseado em um best seller de Frederick Forsyth, este longa explora o tema da Guerra Fria que já estava no final, para criar uma trama de suspense sem grande emoção. O filme tem algumas sequências de ação razoáveis e um roteiro com reviravoltas interessantes. Destaque para as interpretações de Michael Caine e do na época pouco conhecido Pierce Brosnan. O resultado é um longa correto e frio.

3302 – A Casa da Rússia (The Russia House, EUA, 1990) – Nota 6
Direção – Fred Schepisi
Elenco – Sean Connery, Michelle Pfeiffer, Roy Scheider, James Fox, Klaus Maria Brandauer, John Mahoney, J. T. Walsh, David Threlfall, Martin Clunes, Colin Stinton.

Um editor britânico (Sean Connery) com negócios na Rússia após a queda do comunismo, se vê no meio de uma complexa trama de espionagem quando uma editora russa (Michelle Pfeiffer) tenta entregar um manuscrito de um cientista (Klaus Maria Brandauer) que deseja divulgar o documento no ocidente. 

Baseado em um livro de John Le Carré, este longa tem uma ótima produção, um competente elenco de nomes talentosos e uma trama extremamente complexa que infelizmente se torna cansativa pela falta de suspense e de sequências mais agitadas. É uma pena, esta escolha resulta em uma narrativa fria, que desperdiça a premissa somente em diálogos.

Nenhum comentário: