segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Titanic – O Épico Nazista Banido

 


Titanic – O Épico Nazista Banido (Titanic, Alemanha, 1943) – Nota 6,5
Direção – Herbert Selpin
Elenco – Hans Nielsen, Sigrid Olinsky, Ernst Fritz Furbringer, Karl Schonbock, Charlotte Thiele.

Este foi o primeiro longa que retratou o naufrágio do Titanic, tendo como curiosidade mórbida ser uma produção alemã filmada no meio da Segunda Guerra Mundial com um roteiro que coloca ingleses e americanos como responsáveis pela tragédia. 

O roteiro segue o formato que se tornaria comum nos filmes catástrofe dos anos setenta, ao focar nos dramas, amores e disputas entre personagens na primeira metade, chegando a uma parte final em que o ponto principal são as sequências de ação do naufrágio. 

A maioria dos personagens são milionários que esperam o sucesso da viagem para lucrar com a alta das ações, enquanto as pessoas que viajam nos porões da segunda classe são quase figurantes. As sequências do navio afundando são tensas e bem filmadas, porém ainda existe uma cena final no julgamento que parece deslocado do restante do filme. 

Vale citar que o diretor Herbert Selpin entrou em conflito com oficiais nazistas que participavam da produção, terminou preso e morreu na cadeia de forma suspeita no dia seguinte ao ser detido. É provável que algumas sequências, como a cena final citada, tenham sido filmadas sem a presença do diretor.

Nenhum comentário: