O Homem dos Sonhos (Dream Scenario, EUA, 2023) – Nota 7
Direção – Kristoffer Borgli
Elenco – Nicolas Cage, Julianne Nicholson, Michael Cera, Jessica Clement, Lily Bird, Tim Meadows, Dylan Baker, Kate Berlant.
Paul Mattews (Nicolas Cage) é um professor casado com Janet (Julianne Nicholson) e pai de duas filhas adolescentes. Levando uma vida comum e com o objetivo de publicar um livro, tudo muda quando diversas pessoas começam a sonhar com ele sem explicação alguma. O que a princípio o faz se tornar uma pessoa conhecida, aos poucos vira sua vida de cabeça para baixo.
O destaque deste longa é o criativo roteiro escrito pelo desconhecido diretor Kristoffer Borgli, que consegue transformar uma premissa de ficção em uma simbólica história sobre sucesso e ódio calcados em algo vazio, muito parecido com o que vivemos na realidade dos dias atuais. O mesmo público que eleva uma pessoa ao topo da fama, tem prazer em ajudar a derrubá-la.
Outra situação que o roteiro apresenta que vem sendo explorada no cinema atual e que também é um reflexo do mundo real, é a questão da fragilidade dos relacionamentos. Na primeira crise, os casamentos se dissolvem como açúcar na água. A trama perde um pouco de força no terceiro ato, mas mesmo assim é um filme que vale a sessão pela originalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário