segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Um Lugar Qualquer

 


Um Lugar Qualquer (Somewhere, EUA / Inglaterra / Itália / Japão / França, 2010) – Nota 7
Direção – Sofia Coppola
Elenco – Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Michelle Monaghan, Ellie Kemper, Benicio Del Toro, Alden Ehrenreich.

Johnny Marco (Stephen Dorff) é um ator famoso que está em fase de divulgação de seu novo filme e que ao mesmo tempo precisa cuidar da filha pré-adolescente Cleo (Elle Fanning) por alguns dias, enquanto sua ex-esposa passa por uma crise pessoal. 

Mesmo sendo o filme menos conhecido da diretora Sofia Coppola, filha do grande Francis Ford Coppola, este longa é muito mais profundo do que parece. A proposta é mostrar o vazio que muitas vezes toma conta de uma pessoa que chega ao auge do sucesso e que não precisa mais se preocupar com dinheiro ou com as coisas básicas do dia a dia. 

O protagonista vivido por Stephen Dorff parece flutuar pela vida sem um objetivo, intercalando festas, compromissos obrigatórios da profissão e o sexo fácil. Seu único elo profundo é com a filha, com quem passa pouco tempo por conta de separação do casamento e do seu trabalho repleto de viagens. 

É uma ótima sacada mostrar tudo isso através de personagens que parecem reais, fugindo dos clichês habituais de atores explosivos, drogados e dos relacionamentos com filhos rebeldes. O ator é um sujeito comum que enfrenta situações incomuns por causa da profissão e da visibilidade do sucesso, enquanto sua filha é uma criança ingênua, que basicamente vive um final de infância normal, passando longe dos mini adultos que o cinema costuma criar. 

É um filme que entrega muito mais do que promete, nas entrelinhas, é claro.

Nenhum comentário: