domingo, 6 de dezembro de 2015

Segredos e Mentiras

Segredos e Mentiras (Secrets & Lies, Inglaterra / França, 1996) – Nota 8
Direção – Mike Leigh
Elenco – Timothy Spall, Brenda Blethyn, Marianne Jean Baptiste, Phyllis Logan, Claire Rushbrook, Elizabeth Berrington, Lee Ross.

Cynthia (Brenda Blethyn) é uma mulher de meia-idade frustrada com a vida. Ela trabalha em uma fábrica e mora em uma casa humilde com a filha (Claire Rushbrook), com quem tem uma relação conflituosa. 

Cynthia também tem um relacionamento complicado com a cunhada Monica (Phyllis Logan), o que faz com que ela sofra por ter pouco contato com seu irmão Maurice (Timothy Spall). Maurice é um fotógrafo que passa por uma crise no casamento com Monica. 

Esta família disfuncional não está preparada para conhecer Hortense (Marianne Jean Baptiste), uma jovem optometrista, que após a morte dos pais adotivos decide procurar sua mãe biológica, que é a depressiva Cynthia. 

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e premiado em vários outros festivais, com destaque para a interpretação de Brenda Blethyn, este elogiado drama é um belíssimo filme sobre relações familiares, segredos e frustrações. 

Além de Blethyn, todo o elenco tem ótimas atuações, como a então jovem Marianne Jean Baptiste e o gordinho Timothy Spall, figura presente em vários filmes de destaque (a série “Harry Potter”) e colaborador habitual do diretor Mike Leigh. 

Apesar de ter comandado outros bons filmes (“Sr. Turner” e “O Segredo de Vera Drake”), este ainda é o melhor trabalho da carreira do diretor Mike Leigh.

2 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Foi o filme que revelou Brenda Blethyn e Timothy Spall, não foi? Só por isso demanda respeito, mas lembro que vi há mais de 10 anos e não achei nada demais. Hora de uma revisão - seu texto foi uma lembrança oportuna!

Cumps.

Hugo disse...

Gustavo - Sim, até então os dois tinham carreira na tv inglesa e o sucesso deste filme abriu as portas do cinema para eles.

Abraço