sábado, 19 de dezembro de 2015

Mãos Sujas Sobre a Cidade

Mãos Sujas Sobre a Cidade (Busting, EUA, 1974) – Nota 7
Direção – Peter Hyams
Elenco – Elliott Gould, Robert Blake, Allen Garfield, Antonio Fargas, Michael Lerner, Sid Haig.

Keenely (Elliott Gould) e Farrel (Robet Blake) são detetives do departamento de vícios que investigam casos de prostituição e drogas. Em uma batida, eles prendem uma prostituta de luxo e encontram um caderno de anotações com nomes de poderosos. A jovem é solta na primeira audiência, o caderno desaparece da sala de provas e o capitão de polícia pede para a dupla se afastar do caso. 

Ao mesmo tempo em que são obrigados a investigar outros casos, como de um pervertido que ataca em um banheiro público e o tráfico de drogas em uma boate gay, eles decidem se aprofundar na história da prostituição de luxo, chegando próximo de um chefão do submundo (Allen Garfield). 

Este interessante longa marcou a estreia no cinema do diretor Peter Hyams (“Outland – Comando Titânio” e “Fim dos Dias”), que se aproveita dos cenários de uma Los Angeles suja e decadente para desenvolver uma trama que é uma crítica ao sistema de justiça. 

O trabalho dos policiais é mostrado como algo muitas vezes inútil. Eles se arriscam para prender criminosos, que acabam soltos por falhas na lei ou pela intervenção de autoridades corruptas. 

Vale destacar a dupla principal, que tem Elliott Gould como o policial inconformado com a falta de resultados do seu trabalho e Robert Blake como o cínico parceiro. Os dois atores tiveram o auge da carreira nos anos setenta, com Elliott Gould trabalhando em vários filmes policiais e Robert Blake ficando famoso com a série “Baretta”. 

Infelizmente, a carreira de Blake afundou nos anos oitenta e foi encerrada definitivamente quando ele foi acusado de ter assassinado a esposa em 2001. O processou durou quatro anos e Blake acabou inocentado.

Nenhum comentário: