quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Arizona Dream: Um Sonho Americano

Arizona Dream: Um Sonho Americano (Arizona Dream, EUA / França, 1992) – Nota 6
Direção – Emir Kusturica
Elenco – Johnny Depp, Jerry Lewis, Faye Dunaway, Lili Taylor, Vincent Gallo, Paulina Porizkova, Michael J. Pollard.

Axel (Johnny Depp) é um jovem que trabalha com pesca e que sonha viver no Alasca. Num certo dia, ele é procurado por seu amigo Paul (Vincent Gallo), que o convence a voltar para o Arizona por causa do casamento do tio Leo (Jerry Lewis) com uma jovem (Paulina Porizkova) que tem um terço de sua idade. 

O que Axel não imagina é que o tio deseja que ele assuma sua loja de venda de automóveis, como uma espécie de compensação por um trágico acidente do passado. Enquanto espera a cerimônia, Axel se envolve com mãe (Faye Dunaway) e filha (Lili Taylor), duas mulheres complicadas. 

O diretor sérvio Emir Kusturica chamou a atenção da crítica nos anos oitenta com dois filmes: “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” e “Vida Cigana”. O sucesso cult destas obras abriu as portas de Hollywood para Kusturica, que se aventurou neste estranho longa que mistura drama e comédia sem se decidir qual caminho seguir. Todos os personagens principais tem sonhos fora do comum, o que deixa o filme ainda mais esquisito e até chato em vários momentos. 

O diretor é elogiado por filmes posteriores como “Underground” e “Zavet”, porém ainda não tive chance de conferir. Este “Arizona Dream” é uma bela derrapada na carreira de Kusturica, que consta ter tido muitos problemas com os produtores na questão da montagem do filme, que por ele teria uma duração maior que os 142 minutos. 

O destaque fica para a participação do grande Jerry Lewis, em um dos seus poucos trabalhos nos últimos trinta anos.

Nenhum comentário: