sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A Maldição da Montanha & Rochedos da Morte


A Maldição da Montanha (The Mountain, EUA, 1956) – Nota 7
Direção – Edward Dmytryk
Elenco – Spencer Tracy, Robert Wagner, Claire Trevor, William Demarest, E. G. Marshall.

Um avião que decolou na Índia sofre um terrível acidente nos Alpes Franceses. Mesmo com outro avião fotografando o local e não localizando sobreviventes, uma equipe de resgate tenta escalar a montanha a partir de um povoado sem sucesso. Na pequena vila mora o veterano alpinista Zachary Teller (Spencer Tracy), que desistiu da profissão após uma tragédia em uma escalada. Mesmo a contragosto, Zachary é obrigado a voltar para montanha quando seu ganancioso irmão (Robert Wagner) decide chegar a qualquer custo até o avião para saquear os pertences das vítimas. 

Este inusitado longa mistura aventura com drama para explorar o alpinismo numa época em que filmes sobre o tema eram raros. Mesmo com as cenas de escalada filmadas em estúdio e sendo até um pouco ingênuas ao colocar o veterano Spencer Tracy pendurado em cordas, o longa cria um certo suspense nestas sequências e um inevitável conflito entre os irmãos. Vale destacar ainda a bela fotografia e a sequência inicial do acidente de avião.

Rochedos da Morte (Beneath the 12 Mile Reef, EUA, 1953) – Nota 6,5
Direção – Robert Webb
Elenco – Robert Wagner, Terry Moore, Gilbert Roland, Peter Graves, J. Carroll Nash, Richard Boone.

Mike (Gilbert Roland) e Tony Petrakis (Robert Wagner) são pai e filho que vivem da pesca de esponjas na costa da Flórida. Eles sofrem com a concorrência dos ingleses que também exploram a região. Quando Mike morre em um acidente durante o trabalho, o jovem Tony se vê obrigado a continuar sozinho o trabalho do pai. Para complicar ainda mais, Tony se envolve com Gwyneth (Terry Moore), filha de seu concorrente inglês Thomas (Richard Boone). 

A trama é previsível ao explorar o clichê da paixão proibida entre jovens de famílias inimigas e ao mesmo tempo interessante nas cenas de mergulho e nos perigos enfrentados pelos pescadores no mar.

É um filme que prende a atenção, no estilo da sessão da tarde dos anos oitenta.

Nenhum comentário: