terça-feira, 29 de julho de 2025

Vitor ou Vitória? & S.O.B. - Bastidores de Hollywood

 

Vitor ou Vitória? (Victor/Victoria, EUA / Inglaterra, 1982) – Nota 7,5
Direção – Blake Edwards
Elenco – Julie Andrews, James Garner, Robert Preston, Lesley Ann Warren, Alex Karras, John Rhys Davies, Graham Stark.

Paris, 1934. Vitória (Julie Andrews) é um cantora desempregada que ao conhecer outro cantor sem emprego (Robert Preston), decidem criar um personagem para tentar fazer sucesso. Vitória se transforma no enigmático Conde Vitor e rapidamente fica famosa. Tudo se complica quando ela se apaixona por um gângster (James Garner), que é dono de uma boate e não sabe como contar a verdade. 

O diretor e roteirista Blake Edwards explora uma comédia de erros com figurino caprichado e ótimas sequências musicais por conta do talento de sua esposa, a grande atriz Julie Andrews. 

A química da protagonista com James Garner, o personagem cínico de Robert Preston, a caricata amante do criminoso vivida por Lesley Ann Warren e o garçom mal educado de Graham Stark ajudam a transformar o longa é uma competente diversão.

S.O.B. – Bastidores de Hollywood (S.O.B. EUA, 1981) – Nota 6,5
Direção – Blake Edwards
Elenco – Julie Andrews, William Holden, Richard Mulligan, Shelley Winters, Robert Preston, Marisa Berenson, Larry Hagman, Stuart Margolin, Loretta Switt, Robert Vaughn, Robert Webber, Jennifer Edwards, Rosana Arquette.

Felix Farmer (Richard Mulligan) é um diretor de cinema que após ver seu filme de grande orçamento fracassar, decide refilmar a mesma história introduzindo um sequência de nudez de sua esposa e também estrela Sally (Julie Andrews). 

Esse longa escrito e dirigido pelo especialista em comédias Blake Edwards é uma sátira aos bastidores de Hollywood através da pressão para fazer sucesso que sofrem diretores e elenco. O diretor vivido por Richard Mulligan é inspirado no próprio Blake Edwards, que por sinal era casado com a protagonista Julie Andrews, com quem faria o grande sucesso “Vitor ou Vitória” no ano seguinte. 

Destaque também para William Holden em seu último trabalho. Ele interpreta um sujeito beberrão semelhante a sua vida real e faleceria em 1981.

Nenhum comentário: