sábado, 19 de julho de 2025

Céu e Inferno

 

Céu e Inferno (Tengoku to Jigoku, Japão, 1963) – Nota 10
Direção – Akira Kurosawa
Elenco – Toshiro Mifune, Tatsuya Nakadai, Yutaka Sada, Kyoko Kagawa, Tatsuya Mihashi, Kenjiro Ishiyama, Takashi Shimura.

Gondô (Toshiro Mifune) é o principal executivo de uma indústria de sapatos que passa por um momento crucial na carreira ao ter de lidar com outros diretores que pretendem tomar o poder na empresa. 

Quando o filho de seu motorista é sequestrado por engano, já que o alvo seria seu filho, sua vida se transforma em um inferno. Ele enfrenta o dilema de pagar o resgate e perder a chance de comprar ações da empresa ou pensar nele mesmo e colocar a vida do garoto em risco. 

Este longa pouco lembrado do grande Akira Kurosawa é sensacional como drama na primeira hora que se passa toda na sala de estar da casa do executivo e continua no mesmo nível na segunda metade quando uma minuciosa investigação policial é colocada em prática. 

Além da longa sequência inicial, outras como a dentro do trem, a reunião dos policiais na delegacia e a busca pela casa do criminoso no alto da periferia de Tóquio são perfeitas. O único ponto um pouco abaixo é a motivação do criminoso que é simples, porém deixando no espectador a sensação de que o mal pode estar em qualquer local.

Nenhum comentário: