
Direção – Lewis Teague
Elenco – Tom Skerritt, Michael Sarrazin, Yaphet Kotto, Patti LuPone, David Rasche.
Na Filadélfia, John D’Angelo (Tom Skerritt) é um pequeno comerciante que cansado da violência que tomou conta de sua região e que atingiu sua família, além da inoperância da polícia, decide montar um grupo de civis para caçar criminosos e fazer justiça com as próprias mãos.
Este esquecido longa dirigido por Lewis Teague, de filmes interessantes como “A Jóia do Nilo” e “Aliança Mortal”, é bastante semelhante ao clássico “Desejo de Matar” ao transformar um sujeito comum em vigilante.
Vale citar que o filme foi produzido por Dino De Laurentiis, responsável por bancar o original “Desejo de Matar” e que vendeu os direitos de uma sequência para a Cannon e aparentemente se arrependeu decidindo produzir esta versão.
O roteiro explora também a questão social na disputa do vigilante com um líder comunitário vivido por Yaphett Kotto e deixa a mensagem de que quando a justiça oficial se omite, alguém ou algum grupo toma o seu lugar.
Nova York, Terra de Ninguém (The Park Is Mine, EUA, 1985) – Nota 5,5Direção – Steven Hilliard Stern
Elenco – Tommy Lee Jones, Helen Shaver, Yaphet Kotto, Lawrence Dane, Peter Dvorsky.
Mitch (Tommy Lee Jones) é um veterano do Vietnã que não consegue trabalho e que vaga por Nova York após sua esposa pedir divórcio. Quando um amigo que lutou na guerra comete suicídio, ele descobre que o sujeito planejava uma ação no Central Park para chamar a atenção das autoridades sobre os veteranos que sofrem no retorno para a sociedade. Mitch decide seguir o plano do amigo tomando “posse” de um pedaço do parque.
Este curioso longa produzido para a tv tem a clara inspiração na premissa de “Rambo – Programado para Matar”, porém ao invés do foco somente na ação, o roteiro também explora o drama do protagonista e o descaso das autoridades com os veteranos do Vietnã.
O filme tem algumas soluções absurdas e as limitações das produções para tv dos anos oitenta. O destaque fica para a forte atuação de Tommy Lee Jones, que ainda não tinha a fama que conquistou com suas atuações posteriores.
Direção – Yves Boisset
Elenco – Lee Marvin, Miou Miou, Jean Carmet, Victor Lanoux, David Bennent, Bernadette Lafont, Grace de Capitani, Tina Louise.
Jimmy Cobb (Lee Marvin) é um criminoso que sobrevive ao confronto com a polícia durante um assalto a um carro-forte em Marselha. Ele foge e consegue se esconder em uma fazenda, porém descobre que a família que vive no local é tão desonesta quanto ele.
Esse estranho longa policial lembra as obras do gênero produzidas na Europa nos anos setenta. São personagens bizarros em meio a sequências que misturam violência e pitadas de erotismo. É difícil entender como o então veterano Lee Marvin aceitou participar desse projeto, que por sinal foi um dos seus últimos trabalhos. Ele faleceria em 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário