domingo, 2 de julho de 2023

Os Embalos de Sábado a Noite & Os Embalos de Sábado Continuam

 


Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, EUA, 1977) – Nota 7,5
Direção – John Badham
Elenco – John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller, Joseph Cali, Donna Pescow, Paul Pape.

Tony Manero (John Travolta) é um jovem filho de um casal de trabalhadores do Brooklyn que nas noites sábado se transforma em rei da dança na discotecas da região. Ao se envolver com a dançarina arrogante Stephanie (Karen Lynn Gorney), Tony percebe que o mundo pode oferecer uma vida melhor do que a dos seus pais. 

Clássico dos anos setenta, este longa vai além dos ótimos números músicas que são a cara da época da discoteca. O que hoje parece cafona, na época era o top da moda. O roteiro explora também o conflito de gerações, os sonhos dos jovens, a ambição e as relações amorosas. A atuação de John Travolta é outro marco do gênero.

Os Embalos de Sábado Continuam (Staying Alive, EUA, 1983) – Nota 6
Direção – Sylvester Stallone
Elenco – John Travolta, Cynthia Rhodes, Finola Hughes, Steve Inwood, Julie Bovasso.

Cinco anos após deixar o Brooklyn e mudar para Nova York, Tony Manero (John Travolta) vive em um hotel e divide seu dia trabalhando como instrutor de dança e garçom. Ele ainda luta para conseguir um papel como dançarino na Broadway, ao mesmo tempo em que divide relações com uma dançarina (Cynthia Rhodes) e uma cantora de rock (Finola Hughes). 

A sequência do clássico 1977 não deixa de lado as sequências de dança, porém o foco principal é no drama de vida do protagonista que sonha em encontrar seus caminhos profissional e pessoal. A curiosidade é o filme ter sido escrito e dirigido pelo astro Sylvester Stallone.

Nenhum comentário: