Infiltrados: Venezuela (Brasil, 2023) – Nota 8
Direção – Lucas Araujo
Documentário
Os amigos Bruno Musa e Fabio Lima ficaram conhecidos por um doc feito em Cuba, mostrando como a pequena ilha do Caribe sofre pelos efeitos devastadores de uma ditadura comunista que está no poder desde 1959. Em parceira com a equipe do Brasil Paralelo, a dupla foi até a Venezuela para filmar um novo documentário sobre o que realmente está acontecendo naquele país.
O documentário é surpreendente em parte ao mostrar que na capital Caracas existe uma pequena elite que desfruta de uma ótima vida, porém por outro lado deixo claro também as consequências dos governos ditatoriais que começaram em 1989 que levaram o país a se transformar de maior economia da América do Sul nos anos oitenta, a um dos mais pobres do mundo na atualidade.
Com a economia destruída, um salário mínimo ridículo, serviços básicos como água, luz, saúde e educação totalmente ineficientes e com praticamente oitenta por cento da população na pobreza, a Venezuela é o exemplo de como o socialismo (ou comunismo) é uma fantasia utilizada por aproveitadores para conseguir poder e manter o maior número de pessoas possíveis dependentes do Estado.
Por questão de segurança, a dupla não se arriscou a viajar para outras cidades do país onde a pobreza é ainda maior e o medo e a violência dominam, mas mesmo assim eles conseguirem visitar a favela no bairro de Petera, que é a maior da América Latina com a estimativa de ter seiscentos mil moradores. Em comparação, ela tem três vezes a população da Rocinha.
Este doc é mais um obra do Brasil Paralelo que deveria ser exibida para o país inteiro, mostrar como o populismo socialista é nocivo e como podem ser as consequências deste tipo de governo a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário