sábado, 11 de março de 2023

Os Banshees de Inisherin

 


Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin, Irlanda / Inglaterra / EUA, 2022) – Nota 7,5
Direção – Martin McDonagh
Elenco – Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Barry Keoghan, Gary Lydon, Pat Shortt.

Numa pequena vila na Ilha de Inisherin na Irlanda em 1923, Padraic (Colin Farrell) não entende quando seu amigo de longa data Colm (Brendan Gleeson) diz não querer mais sua amizade. Inconformado, Padraic tenta se aproximar do ex-amigo de todas as formas, resultando em situações absurdas. 

O cinema do diretor e roteirista irlandês Martin McDonagh passa longe de ser comum. Suas histórias bizarras, pitadas de violência e personagens no mínimo excêntricos são habituais. 

Ele comandou o sensacional “Três Anúncios Para um Crime” e os ótimos “Sete Psicopatas e um Shih Tzu” e “Na Mira do Chefe”, com este último tendo como protagonistas a mesma dupla Colin Farrell e Brendan Gleeson. 

Neste novo longa, McDonagh esconde por debaixo dos absurdos uma discussão sobre o conflito entre acomodação e mudanças, relacionando os temas com amizade, problemas familiares e uma vida sem perspectivas. 

A narrativa foca no incômodo da situação, em que os dois personagens tem as suas razões, porém tomam atitudes péssimas que levam a crise a um patamar totalmente patético. 

Além das ótimas atuações da dupla principal, destaque para Kerry Condon como a irmã do personagem de Colin Farrell e para o jovem Barry Keoghan como o atormentado filho do policial da vila.

Um comentário:

Gil disse...

Acredito que tenha também relação com a guerra entre as duas irlandas. Uma metáfora do absurdo ali acontecendo.