sexta-feira, 24 de março de 2023

Hanoi Hilton

 


Hanoi Hilton (The Hanoi Hilton, EUA, 1987) – Nota 6
Direção – Lionel Chetwynd
Elenco – Michael Moriarty, Paul Le Mat, Jeffrey Jones, David Soul, Ken Wight, John Edwin Shaw, Stephen Davies, Doug Savant, Lawrence Pressman, Rick Fitts, John Diehl.

Durante a Guerra do Vietnã, oficiais e soldados americanos capturados pelo exército vietnamita eram levados para cumprir pena em uma prisão comum, como se fossem criminosos de rua. Tudo isso para não cumprir a Convenção de Genebra. 

Entre os anos sessenta e início dos oitenta uma destas prisões ficou conhecida como “The Hanoi Hilton”, fazendo um trocadilho com a então famosa rede mundial de hotéis Hilton. Este longa produzido pela Cannon, a empresa do israelenses Menahem Golan e Yoram Globus tentava pegar carona na onda de filmes sobre Vietnã lançados na época explorando a história real da prisão. 

Por mais que o drama seja pesado com sequências de tortura física e psicológica, o filme jamais engrena. O ritmo lento e irregular talvez tenha sido consequência da direção de Lionel Chetwynd, que na verdade era escritor e roteirista. 

Mesmo com atores conhecidos as atuações são fracas, tendo como único destaque Jeffrey Jones como o oficial que se torna uma espécie de líder dos prisioneiros. O protagonista Michael Moriarty que teve como seu melhor papel na carreira os quatro anos em que trabalhou na série “Law & Ordem”, não consegue passar emoção com seu estilo de fala pausada. 

Esta foi uma das várias produções da Cannon que fracassaram e ajudaram a levar a empresa à falência.

Nenhum comentário: