terça-feira, 7 de março de 2023

Tiro Certo & Legado de Mentiras

 


Tiro Certo (One Shot, Inglaterra / EUA, 2021) – Nota 7
Direção – James Nunn
Elenco – Scott Adkins, Ashley Grene, Ryan Phillippe, Terence Maynard, Waleed Elgadi, Jess Liaudin.

Uma equipe de Navy Seals liderada por Jake (Scott Adkins) tem a missão de escoltar uma agente da CIA (Ashley Greene) até uma ilha onde existe uma prisão clandestina de terroristas e ajudá-la a levar para os EUA um suspeito que aparentemente sabe o local em que uma bomba será detonada. O problema é que a prisão é invadida por um exército de mercenários que deseja matar o mesmo sujeito. 

Este explosivo filme de ação vai direto ao ponto. São noventa minutos de tiroteios, lutas, mortes e explosões filmadas de uma forma criativa pelo diretor James Nunn. São vários planos-sequência em que sua câmera segue os personagens pelo campo de prisioneiros em meio a tiros e lutas, muitas vezes claramente com ela na mão. 

É curioso ver o outrora famoso e também canastrão Ryan Phillippe em papel de coadjuvante neste filme B. O inglês Scott Adkins novamente mostra seu talento para os filmes de ação. Se ele tivesse nascido quinze anos antes, com certeza teria sido um grande astro do gênero nos anos oitenta e noventa.

Legado de Mentiras (Legacy of Lies, Holanda / Inglaterra / Polônia / Ucrânia / EUA, 2020) – Nota 5,5
Direção – Adrian Bol
Elenco – Scott Adkins, Anna Butkevich, Yuliia Sobol, Honor Kneafsey, Martin McDougall.

Uma ação que não deu certo fez o agente inglês do MI6 Martin Baxter (Scott Adkins) abandonar a carreira para cuidar da filha. Doze anos depois, ao ser procurado pela filha de um jornalista ucraniano (Yuliia Sobol) que deseja encontrar papéis secretos sobre a morte do pai, Martin se torna alvo de terroristas ucranianos e dos ex-colegas do MI6. 

Este longa de ação busca inspiração nas complexas tramas de espionagem ao estilo Bourne, porém falha tanto pela confusão na história, quanto pelo elenco ruim, com exceção de Scott Adkins dando conta do recado nas sequências de violência. 

A história apela para clichês como criança sequestradas, quedas de alturas em que o protagonista sai andando e os tiros salvadores no último momento. Para quem ignorar estas situações e os furos na trama, poderá ser divertir com a porradaria.

Nenhum comentário: