Direção – Radu Mihaileanu
Elenco – Aleksey Guskov, Dimitriy Nazarov, Mélanie Laurent, François Berleand, Miou-Miou, Valeriy Barinov, Lionel Abelanski.
Andrey Filipov (Aleksey Guskov) é um maestro que foi afastado da orquestra Bolshoi por questões políticas. Trinta anos depois, ele trabalha como zelador no teatro onde a orquestra ensaia.
Ao encontrar por acaso um fax de um agente francês querendo contratar uma apresentação, Andrey rouba o papel e decide reunir os antigos integrantes da orquestra que foram afastados junto com ele. Sua ideia é levar para o concerto seus amigos como se eles ainda fossem do Bolshoi.
Este misto de drama e comédia de desencontros segue o mesmo estilo do sensacional “Trem da Vida” que o diretor romeno Radu Mihaileanu comandou em 1998.
O roteiro vai além da farsa montada pelo protagonista, explorando também a redenção de pessoas que foram perseguidas pelo regime comunista e o acerto de pendências pessoais com o passado, muito disso ligado a personagem de Mélanie Laurent que interpreta a jovem que fará o solo na apresentação da orquestra.
Algumas sequências de comédia rasgada não chegam a atrapalhar a sensibilidade da história, resultado é uma que merece ser conhecida.
2 comentários:
eu gostei muito tb. gosto muito desse diretor. beijos, pedrita
comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2012/10/o-concerto.html
Pedrita - As obras deste diretor são sensíveis e engraçadas, mesmo focando em temas mais fortes.
Bjs
Postar um comentário