sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Tolkien

 


Tolkien (Tolkien, EUA, 2019) – Nota 7,5
Direção – Dome Karukoski
Elenco – Nicholas Hoult, Lily Collins, Colm Meaney, Derek Jacobi, Craig Roberts, Harry Gilby, Pam Ferris, Patrick Gibson, Anthony Boyle, Tom Glynn Carney.

Ainda criança, o futuro escritor J.R.R. Tolkien (Harry Gilby) perde os pais e junto com o irmão fica na responsabilidade de um padre (Colm Meaney), que consegue colocá-los no lar adotivo da Sra. Faulkner (Pam Ferris). Estudando em um colégio de classe alta, Tolkien faz amizade com três colegas, criando uma espécie de clube literário. 

O desenvolvimento da trama segue o crescimento do protagonista intercalando uma segunda narrativa quando Tolkien adulto (Nicholas Hoult) está lutando na Primeira Guerra Mundial e procurando um destes amigos que possivelmente está perdido em meio a uma batalha. 

O roteiro detalha partes da vida de Tolkien de uma forma que beira a fantasia em alguns momentos, incluindo o romance com Edith (Lily Collins) e seu talento para entender e criar línguas. 

Esta escolha do diretor é com certeza inspirada nas obras fantásticas do autor, que por sinal parte deste universo é explicado por situações da vida real de Tolkien. A amizade e o romance são fundamentais em suas obras, assim como a experiência na guerra inspirou as batalhas criadas em seus livros. 

É um filme bastante interessante e didático, vale a sessão mesmo para quem não é fã das obras do autor.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nunca vi os filmes dele.
Imagino que seja bastante fantasioso e não é meu estilo.
Mas, conhecer a vida dele me deu vontade.
Quem sabe, assisto.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei, o foco é detalhar a vida do escritor.

Vc iria gostar.

Bjs