terça-feira, 10 de novembro de 2020

Vale Proibido

 


Vale Proibido (Down in the Valley, EUA, 2005) – Nota 6,5
Direção – David Jacobson
Elenco – Edward Norton, Evan Rachel Wood, Rory Culkin, David Morse, Bruce Dern, John Diehl, Geoffrey Lewis, Elizabeth Peña, Kat Dennings, Hunter Parrish, Aviva Baumann.

Em San Fernando Valley na Califórnia, a adolescente Tobe (Evan Rachel Wood) se envolve com Harlan (Edward Norton), um sujeito mais velho e desocupado que se veste como cowboy e que antes trabalhava em um rancho. 

A relação entre eles incomoda o pai da garota, o policial Wade (David Morse). Harlan ainda se aproxima do irmão de Tobe, o garoto Lonnie (Rory Culkin), que também não tem boa relação com o pai. 

A proposta do roteiro escrito pelo diretor David Jacobson é explorar personagens que tentam curar sua solidão de uma forma complicada. Temos o pai de boas intenções que não consegue e não tem paciência para conversar com os filhos, a adolescente que sente falta de um pai de verdade e de uma mãe, o garoto solitário e o adulto complicado que no fundo também é um adolescente solitário. 

Este personagem vivido por Edward Norton desperta sentimentos diversos no espectador durante a história. Em alguns momentos temos pena, em outros vemos alguém que quer se se feliz e no final se torna um sujeito que passou completamente do ponto. 

As sequências em que ele brinca sozinho no quarto de hotel em que vive e que escreve cartas são típicas de um pessoa perdida no mundo. 

É uma pena que a narrativa seja irregular, até arrastada em algumas momentos, resultando em uma obra mediana.

Nenhum comentário: