sábado, 21 de novembro de 2020

A Ternura

 


A Ternura (La Tenerezza, Itália, 2017) – Nota 7,5
Direção – Gianni Amelio
Elenco – Renato Carpentieri, Giovanna Mezzogiorno, Micaela Ramazzoti, Elio Germano, Greta Scacchi, Maria Nazionale, Giuseppe Zeno.

Lorenzo (Renato Carpentieri) é um advogado viúvo e aposentado que mora em um grande apartamento em Nápoles. Quando um casal (Micaela Ramazzotti e Elio Germano) com duas crianças se muda para o apartamento vizinho, Lorenzo cria um laço de amizade e carinho bem diferente da complicada relação que tem com seus filhos adultos (Giovanna Mezzogiorno e Giuseppe Zeno). Um fato inesperado gera consequências inimagináveis na vida de Lorenzo. 

Este sensível drama italiano explora as dificuldades de relacionamento familiares e como isso impacta fundo na vida de cada pessoa. O roteiro entrega aos poucos detalhes da vida do protagonista, explicando o porquê de ter se afastado dos filhos, sua falhas no casamento e o seu trabalho em que seguia uma tênue linha moral. Ao chegar na terceira idade e conhecer a família vizinha, ele começa a repensar sua vida e perceber tudo o que perdeu pelo caminho. 

É uma obra indicada para quem gosta de dramas familiares.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse é que gosto.
Histórias possíveis.
Anotado.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Com certeza vc iria gostar.

Bjs