sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Doze Jurados

 


Doze Jurados (De Twaalf, Bélgica, 2019) – Nota 8
Direção – Wouter Bouvijn
Elenco – Maaike Cafmeyer, Johan Heldenbergh, Josse De Pauw, Keon De Sutter, Maaike Neuville, Charlotte De Bruyne, Peter Gorissen, Tom Vermeir, Piet De Praitere, Zouzou Ben Chikha, Greet Verstraete, Lynn Van Royen.

Em Ghent, na Bélgica, Frie Palmers (Maaike Cafmeyer) está prestes a ser julgada por dois assassinatos em épocas diferentes. O da filha de quatro anos que estava sob a guarda do ex-marido Stefaan (Johan Heldenbergh) e da sua melhor amiga, que era namorada de Stefaan e que foi encontrada morta vinte anos atrás. 

O roteiro desta minissérie em oito episódios detalha o julgamento e os bastidores envolvendo advogados, interessados e jurados. A cada episódio vemos em flashbacks se os testemunhos são verdadeiros ou mentirosos, com cada novo detalhe deixando ainda mais dúvidas sobre a culpa da protagonista. 

Em paralelo, o roteiro explora a vida pessoal de alguns jurados e como seus problemas, pensamentos e experiências de vida influenciam na julgamento. Esta escolha é bastante interessante ao mostrar pessoas comuns que foram convocadas a julgar um caso, mas que enfrentam situações que variam de conflitos pessoais, psicológicos e atitudes imorais. O questionamento principal que fica e até que ponto um grupo de pessoas está apto a julgar outra, quando elas mesmas não são confiáveis.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que já comecei a ver.
Só vejo, ou melhor, só ligo a TV, após o jantar.
As vezes o sono atrapalha.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Gostei bastante desta série. Os bastidores do julgamento e os dramas pessoais são bem realistas.

Bjs