segunda-feira, 4 de maio de 2020

Superman

Superman: O Filme (Superman, EUA, 1978) – Nota 10
Direção – Richard Donner
Elenco – Christopher Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman, Margot Kidder, Jackie Cooper, Glenn Ford, Phillys Taxter, Trevor Howard, Ned Beatty, Susannah York, Valerie Perrine, Terence Stamp, Maria Schell, Marc McClure.

Com o planeta Kripton prestes a ser destruído, Jor-El (Marlon Brando) envia seu filho bebê em uma cápsula com destino à Terra. O bebê é encontrado por um casal de fazendeiros (Glenn Ford e Phillys Taxter). 

Batizado como Clark Kent, desde criança ele demonstra uma força descomunal. Ao chegar na vida adulta, Clark (Christopher Reeve) se torna repórter de um jornal, ao mesmo tempo em que esconde sua identidade de Superman para enfrentar bandidos. 

Este sensacional longa tem que ser analisado de acordo com a época em que foi produzido e como praticamente deu início a um gênero que se tornaria comum apenas vinte anos depois. 

Filmes de super heróis praticamente não existiam, o que transformou os mais de cinquenta milhões de dólares investidos aqui em um enorme risco que foi compensado com o sucesso. 

Grande parte do dinheiro serviu para a criação de efeitos especiais inovadores e para a escalação dos astros Marlon Brando e Gene Hackman que deram um ar de seriedade a produção. A direção de Richard Donner que vinha do sucesso de “A Profecia” foi outro acerto. Mesmo longe de ser um grande ator, o falecido Christopher Reeve tinha carisma e com certeza é até hoje a “cara” do Superman.

Superman II: A Aventura Continua (Superman II, EUA, 1980) – Nota 7
Direção – Richard Lester & Richard Donner
Elenco – Christopher Reeve, Gene Hackman, Ned Beatty, Margot Kidder, Jackie Cooper, Valerie Perrine, Susannah York, E. G. Marshall, Terence Stamp, Sarah Douglas, Jack O’Halloran, Clifton James, Marc McClure.

Além do sempre inimigo Lex Luthor (Gene Hackman) e de seu romance com Lois Lane (Margot Kidder), Clake Kent/Superman (Christopher Reeve) precisa lidar também com o General Zod (Terence Stamp) e seus dois parceiros (Sarah Douglas e Jack O’Halloran) que eram prisioneiros em seu planeta de origem e conseguiram escapar fugindo para Terra. 

Esta sequência do grande sucesso de dois anos antes teve problemas durante as filmagens. O diretor Richard Donner não aceitava as interferência dos produtores Alexander e Ilya Salking e mesmo com grande parte das cenas filmadas acabou demitido, sendo substituído por Richard Lester. 

Apesar do grande sucesso de bilheteria e mesmo de crítica, o filme fica alguns degraus abaixo na comparação com o original. Uma certa irregularidade na narrativa e algumas pitadas de comédia tiraram pontos. Por outro lado, as cenas de ação são o destaque. 

O que o público não imaginava é que os filmes seguintes seriam muitos piores do que este.

Superman III (Superman III, EUA, 1983) – Nota 5
Direção – Richard Lester
Elenco – Christopher Reeve, Richard Pryor, Annette O’Toole, Margot Kidder, Robert Vaughn, Jackie Cooper, Marc McClure.

O investidor milionário Ross Webster (Robert Vaughn) contrata o gênio maluco da informática Gus Gorman (Richard Prior) para manipular um satélite meteorológico e assim criar catástrofes na Terra para lucrar. Quando Superman (Christopher Reeve) impede o plano, Ross obriga Gus a utilizar o satélite para encontrar criptonita que deverá ser utilizada contra o novo inimigo. 

Este terceiro longa praticamente afundou a franquia. Os problemas começaram no filme anterior quando o diretor Richard Donner foi dispensado. O fato desagradou Gene Hackman que se negou a voltar ao papel de Luthor e também Margot Kidder, que provavelmente por contrato teve que aceitar ver seu papel diminuído nesta sequência. 

A ideia de explorar mais a comédia escalando Richard Pryor como co-protagonista foi outro erro enorme. Seu personagem está totalmente deslocado do universo do Superman. A punição a Margot Kidder levou também a um roteiro em que Clark Kent volta para uma reunião de alunos em sua cidade e reencontra um antigo amor vivido por Annette O’Toole. Pouca coisa funciona. O fracasso de crítica foi inevitável. 

Superman IV: Em Busca da Paz (Superman IV: The Ques For Peace, EUA, 1987) – Nota 4
Direção – Sidney J. Furie
Elenco – Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder, Mariel Hemingway, Jackie Cooper, Marc McClure, Jon Cryer, Sam Wanamaker, Jim Broadbent.

Com uma nova direção no Planeta Diário e tudo mudando ao seu redor, Clark Kent/Superman (Christopher Reeve) está desmotivado, até receber uma carta de um garoto pedindo para o Superman destruir todas as armas nucleares do mundo. Ele decide realizar o desejo, porém ao mesmo tempo Lex Luthor (Gene Hackman) é resgatado da prisão por seu sobrinho Lenny (Jon Cryer), pronto para se vingar do antigo inimigo. 

O fracasso do longa anterior fez com o que os produtores Alexander e Ilya Salkind vendessem os direitos do personagem para a produtora Cannon comandada pelos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus. 

Especializada em filmes de ação e ficção, a Cannon sempre foi marcada por minimizar os gastos a todo custo, resultando em produções complicadas. Fiz um post completo sobre a história da Cannon neste link

Com os direitos na mão, eles conseguiram contratar quase todo o elenco do original, inclusive trazendo Gene Hackman de volta. Os acertos pararam por aí. O péssimo roteiro que apresentava uma premissa boba foi picotado quando a produtora entrou numa enorme crise financeira e decidiram diminuir a duração para apenas uma hora e meia, deixando de filmar diversas cenas previstas no projeto inicial. O filme foi um grande fracasso, empurrando para o buraco a Cannon e a franquia Superman. 

2 comentários:

José Gomes disse...

Pra mim, o Reeve foi o melhor intérprete do Superman, uma pena que os dois últimos filmes deixou muito a desejar. Os dois primeiros são ótimos!

Hugo disse...

José - Christopher Reeve é a cara do Superman.

Abraço