sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Primeiro Ano

Primeiro Ano (Premiere Année, França, 2018) – Nota 7
Direção – Thomas Lilti
Elenco – Vincent Lacoste, William Lebghil, Michel Lerousseau, Darina Al Joundi.

Benjamin (William Lebghill) é um jovem que está iniciando o primeiro ano no curso de medicina influenciado pelo pai, porém deixa transparecer uma certa dúvida em relação a carreira. 

Antoine (Vincent Lacoste) repetiu duas vezes o primeiro ano e agora tem a última chance de realizar o sonho de se tornar médico. Os dois criam um laço de amizade e passam a estudar juntos para enfrentar o desafio. 

Citei em uma postagem recente do filme “Hipócrates” a história do diretor Thomas Lilti, que também é médico. Ele fez uma trilogia sobre a profissão que segue com “O Insubstituível” que eu ainda não conferi e termina com este “Primeiro Ano”. 

O foco aqui é mostrar a pressão que os alunos enfrentam no primeiro ano de curso de medicina na França, que é utilizado como peneira. No filme é citado que de 2500 alunos, apenas os 329 primeiros serão aprovados e poderão seguir para o segundo ano de curso. 

O roteiro escrito pelo diretor utiliza como exemplo dois protagonistas diferentes no pensamento em relação a profissão. Ele explora também a questão de como estudar. Enquanto alguns aprendem determinada matéria facilmente, outros estudam horas a fio e sofrem para entender ou memorizar. 

É interessante também um coadjuvante citando que os alunos que passam neste concorrido curso nem sempre são os melhores, mas geralmente são aqueles que entendem melhores “os códigos”, ou seja, focam direto no resultado sem preocupação no aprofundamento da matéria. 

É um bom filme para o público comum e provavelmente mais interessante para quem estuda ou estudou medicina.

4 comentários:

Larissa disse...

Acho que não só em medicina mas muitos jovens se deixam influenciar pelos pais na hora de escolher a carreira. Já li alguns livros que abordam isso mas não me lembro de ver um filme que fale sobre esse tema que é bem interessante, atual e recorrente.

Abraço,
Larissa | Parágrafo Cult

Hugo disse...

Larissa - Em muitos casos a influência dos pais é grande na escolha da profissão. Isso é algo normal. Mas lógico que nem sempre os filhos querem seguir o mesmo caminho.

Abraço

Luli Ap. disse...

Dica devidamente registrada.
Fiquei curiosa com o filme.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É um bom filme sobre as escolhas que temos que fazer na juventude e que podem nos afetar pela vida toda.

Bjs