sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hackers - Piratas de Computador & A Rede


Hackers – Piratas de Computador (Hackers, EUA, 1995) – Nota 6
Direção – Iain Softley
Elenco – Jonny Lee Miller, Angelina Jolie, Jesse Bradford, Matthew Lillard, Laurence Mason, Renoly Santiago, Fisher Stevens, Alberta Watson, Lorraine Bracco, Wendell Pierce, Michael Gaston, Marc Anthony, Penn Jillette.

Aos onze anos de idade, o hacker mirim Dade conseguiu derrubar o sistema de Wall Street, causando um grande prejuízo financeiro para os investidores, sendo condenado pela justiça a não utilizar computadores até os dezoito anos. Ao atingir a idade, Dade (Jonny Lee Miller) entra para universidade e reinicia sua carreira de hacker. Logo, ele faz amizade com outros jovens especialistas em invadir sistemas e se envolve com a bela Kate (Angelina Jolie). Quando um hacker novato (Jesse Bradford) invade o sistema de uma grande companhia e descobre uma possível fraude, o grupo de jovens se torna alvo de um especialista em segurança apelidado de “A Peste” (Fisher Stevens). 

Este longa foi um dos primeiros a abordar o mundo dos hackers numa época em que os computadores pessoais estavam começando a se popularizar. O ótimo timing do lançamento aguçou a curiosidade do público, mas infelizmente o desenrolar da história deixou a desejar. A trama é previsível, segue a cartilha dos filmes sobre conspiração, além de faltar emoção, até mesmo nas cenas de suspense que são apenas razoáveis. 

Hoje, o filme vale como curiosidade para ver uma jovem Angelina Jolie, que na época era namorada de Jonny Lee Miller, com que se casou no seguinte. Após a separação, a carreira de Angelina decolou, enquanto Jonny Lee Miller penou por muitos anos com papéis ruins, até se encontrar como o protagonista da série “Elementary”.

A Rede (The Net, EUA, 1995) – Nota 6,5
Direção – Irwin Winkler
Elenco – Sandra Bullock, Jeremy Northam, Dennis Miller, Diane Baker, Ken Howard.

Angela Bennett (Sandra Bullock) é uma analista de sistemas que trabalha testando a segurança de novos programas e de redes. Estressada com o solitário trabalho, Angela decide tirar férias viajando para o México. Pouco tempo antes de viajar, ela recebe um estranho disquete de outro analista. Angela leva o disquete na viagem e resolve verificar o conteúdo na praia, enquanto trabalha em frente ao mar. No mesmo local, ela é abordada por um executivo (Jeremy Northam), que também está de férias e utilizando seu notebook na praia. O flerte inicial esconde as verdadeiras intenções do sujeito, que transforma a vida de Angela em um inferno. 

Este é outro longa que foi produzido com o objetivo lucrar com o popularização dos computadores na época e assim como em “Hackers”, o resultado fica aquém do esperado. Algumas ideias aqui são um pouco mais interessantes, como a crítica, mesmo que rasa, sobre as pessoas que preferem a vida virtual ao mundo real, assim como a questão da invasão de privacidade, situação que cresceu assustadoramente nos últimos anos. 

O filme em si é previsível, com falhas no roteiro, um pouco de correria e algumas boas cenas de ação e suspense. 

Este foi também o primeiro filme de Sandra Bullock como protagonista após o sucesso de "Velocidade Máxima". Em paralelo, foi lançado “Enquanto Você Dormia”, que fez muito mais sucesso. 

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Vi os dois há muito tempo, acho que estão precisando de um review para opinar melhor. Mas, lembro que fiquei tensa vendo ambos, principalmente A Rede, rs.

bjs

Amanda Aouad disse...

Vi os dois há muito tempo, acho que estão precisando de um review para opinar melhor. Mas, lembro que fiquei tensa vendo ambos, principalmente A Rede, rs.

bjs

Hugo disse...

Hacker - A Rede realmente tem bastante suspense, o problema são os vários furos no roteiro.

Bjos