domingo, 16 de agosto de 2015

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus, Inglaterra / Canadá / França. 2009) – Nota 7
Direção – Terry Gilliam
Elenco – Christopher Plummer, Heath Ledger, Andrew Garfield, Lily Cole, Verne Troyer, Tom Waits, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Peter Stormare.

Uma trupe mambembe liderada pelo Dr. Parnassus (Christopher Plummer) faz shows pelas ruas de Londres. Parnassus é um monge de mil anos, que tem como companheiros a filha Valentina (Lily Cole), o jovem Anton (Andrew Garfield) e o anão Percy (Verne Troyer). 

O velho monge tem o poder de “abrir a mente” através de uma passagem em um espelho que leva as pessoas ao seu mundo dos sonhos, porém ele mesmo vive angustiado, descontando a tristeza na bebida, por ter uma dívida com o diabo (um impagável Tom Waits), que está prestes a cobrá-la. 

Em meio a tudo isso, a trupe de Parnassus salva um homem (Heath Ledger) que foi enforcado, mas ainda estava pendurado vivo. Parnassus acredita que a presença do enforcado seja um aviso que irá ajudá-lo a vencer o diabo. 

Criativo, maluco e azarado são os adjetivos perfeitos para definir o diretor Terry Gilliam. Autor de grandes filmes como “Os Doze Macacos” e “As Aventuras do Barão Munchausen”, além dos trabalhos com o grupo Monty Python, Gilliam várias vezes teve problemas com produtores por causa do seu estilo. 

Além disso, Gilliam tem no currículo uma das filmagens mais azaradas de todos os tempos, o inacabado filme sobre Dom Quixote. No final dos anos noventa, a produção foi cancelada após o set de filmagem ter sido destruído por uma tempestade e o protagonista Jean Rochefort ser obrigado a fazer uma cirurgia que o impossibilitaria de voltar andar a cavalo. Todos estes eventos estão retratados no documentário “Perdido em La Mancha”, que a princípio seria o making off do filme que jamais foi concluído. 

Este “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” entra para a lista dos filmes azarados por causa da morte de Heath Ledger, que havia filmado apenas as cenas no mundo real. A criatividade de Gilliam no roteiro, fez com que o ator fosse substituído por três (Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell) nas sequências que se passam na imaginação do Dr. Parnassus. A decisão de Gilliam salvou o filme de um desastre, mesmo que o resultado seja apenas interessante. 

Como em todos os seus trabalhos, a parte técnica é sensacional, mas em contrapartida, apesar da trama ser original e ter um bom ritmo, o desenvolvimento tem falhas. 

É um filme indicado para o espectador que gosta de experiências diferentes e principalmente para os que curtem os trabalhos de Gilliam.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu amo esse diretor, adorei esse filme. http://mataharie007.blogspot.com.br/2011/03/o-mundo-imaginario-do-doutor-parnassus.html
beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Achei a solução para a morte de Heath Ledger muito boa, pois ficou dentro da narrativa, naquele mundo, tudo era possível, por que não se transformar em outra pessoa ou pessoas? Acabou dando dinâmica a história. É um filme que gosto, apesar de não está entre meus preferidos de Terry Gilliam.


bjs

Marcelo Keiser disse...

Também concordo com Amanda, como também não é um dos meus preferidos de Terry Gilliam.

abraço

Hugo disse...

A todos - É um bom filme, mas não está entre os melhores trabalhos de Terry Gilliam.

Abraço