Crimes em Primeiro Grau (High Crimes, EUA, 2002) –
Nota 6,5
Direção
– Carl Franklin
Elenco – Ashley Judd,
Morgan Freeman, Jim Caviezel, Adam Scott, Amanda Peet, Bruce Davison, Tom
Bower, Michael Gaston, Juan Carlos Hernandez, Emilio Rivero, Jude Ciccolella.
A
advogada Claire Kubik (Ashley Judd) leva uma vida tranquila ao lado do marido
Tom (Jim Caviezel), que trabalha como empreiteiro. Numa certa noite, sua casa é
invadida e o ladrão foge. O fato deixa Tom extremamente preocupado, porém algo
pior está para ocorrer. Pouco tempo depois, durante um passeio do casal, Tom é
preso por agentes do FBI. Claire descobre que Tom na verdade é um militar que
desertou e trocou de nome após uma operação secreta em que civis foram
assassinados. Tom alega inocência em relação ao crime, mas confessa sua
verdadeira identidade. Para tentar salvar o marido da prisão, Claire contrata
Charles Grimes (Morgan Freeman), um advogado militar que está aposentado, mas
que aceita retornar ao trabalho para defender o sujeito.
A premissa do sujeito
que esconde seu passado já foi explorada várias vezes no cinema, o que por si
só tornaria o filme previsível. O roteiro até tenta criar suspense soltando
pistas para deixar o espectador em dúvida sobre a culpa do sujeito durante o desenrolar da trama, porém
o final decepciona.
É um filme que prende a atenção, mas que falha por não apresentar nada de diferente em relação a obras similares.
O Diabo
Veste Azul (Devil In a Blue Dress, EUA, 1995) – Nota 6,5
Direção – Carl Franklin
Elenco –
Denzel Washington, Tom Sizemore, Jennifer Beals, Don Cheadle, Maury Chaykin,
Terry Kinney, Albert Hall.
Los
Angeles, 1948. Ezekiel “Easy” Rawlins (Denzel Washington) é um veterano da
Segunda Guerra que está em busca de trabalho. No bar de um amigo, Easy é
apresentado a DeWitt Albright (Tom Sizemore), que trabalha para Todd Carter
(Terry Kinney), futuro candidato a prefeito. DeWitt está procurando Daphne
Monet (Jennifer Beals), que é noiva de Carter e que aparentemente está
escondida no meio da comunidade negra da cidade. Como DeWitt é branco, ele
acredita que o negro Easy teria maior facilidade em investigar. Easy aceita o
trabalho, sem imaginar que está sendo envolvendo em uma perigosa trama que
envolve policiais, criminosos e políticos corruptos.
A trama de estilo de noir
apresenta uma boa premissa, inclusive explorando o preconceito racial e criando uma
competente reconstituição de época nos figurinos. O problema é a narrativa fria e irregular, com alguns momentos mortos.
Além do habitual carisma de Denzel
Washington, vale destacar a estrela de “Flashdance” Jennifer Beals como mulher
fatal, em um dos seus poucos papéis de destaque na carreira, apesar dos muitos
trabalhos que fez.
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