quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Separados Pelo Sangue

Separados Pelo Sangue (Shotgun Stories, EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Jeff Nichols
Elenco – Michael Shannon, Douglas Ligon, Barlow Jacobs, Michael Abbot Jr,  Travis Smith, Lynnsee Provence, David Rhodes, Glenda Pannell.

Numa decadente cidade do Arkansas, os irmãos Son (Michael Shannon), Kid (Barlow Jacobs) e Boy (Douglas Ligon), levam uma vida simples, sem grandes perspectivas. Os dois primeiros trabalham com pesca em um rio da região, enquanto o terceiro é professor de basquete no colégio da cidade. 

Quando são avisados pela rancorosa mãe, que o pai deles faleceu, Son decide ir ao funeral e fazer um pequeno discurso mostrando toda mágoa que os irmãos sentem do sujeito, por terem sido abandonados por ele ainda crianças. Os quatro filhos da família atual do pai ficam revoltados com as palavras de Son, dando início a um trágico conflito entre os meio-irmãos. 

O diretor e roteirista Jeff Nichols, que é natural do Arkansas, estreou no cinema com este competente drama. A narrativa com estilo cru, o ritmo pausado, a utilização de músicas de forma incidental, aqui através de um rádio de carro com defeito e diversas sequências ao ar livre, são detalhes que ele repetiria nos trabalhos seguintes. 

O soturno drama “O Abrigo”. que se passa em Ohio, também protagonizado por Michael Shannon e o ótimo “Amor Bandido” com Matthew McConaughey, que novamente tem o Arkansas como cenário, mostram que o diretor que tem talento para o gênero, além de um estilo original. 

Este “Separados Pelo Sangue” é um filme sobre mágoas, ódio, orgulho, violência e também sobre a vida, mostrada pela perspectiva de personagens simples.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Sou fascinada pelo Michael Shannon, preciso muito ver este!

Hugo disse...

Marília - Ele é um dos grandes atores que surgiram nos últimos anos.

Abraço