segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pelé Eterno & Isto É Pelé


Pelé Eterno (Brasil, 2004) – Nota 6,5
Direção – Anibal Massaini Neto
Documentário
Narração – Fulvio Stefanini

Isto é Pelé (Brasil, 1974) – Nota 6,5
Direção – Luiz Carlos Barreto
Documentário
Narração – Sergio Chapelin

Realizados com trinta anos de diferença, este dois documentários sobre a vida e carreira de Pelé são ao mesmo tempo interessantes para quem gosta de ver gols de todos os tipos, especialidade do atleta do século e enfadonhos quando mostram sua vida fora dos campos. São registros que se encaixam perfeitamente com a figura de Pelé, que se foi fantástico dentro do campo, fora dele sempre passou uma imagem de político, se alinhando aos poderosos e colocando o marketing pessoal a frente da espontaneidade. 

O doc de Luiz Carlos Barreto é mais curto, com boa parte mostrando as cenas de jogos e os gols do Pelé, sem entrar em polêmicas ou problemas da vida pessoa, tendo sido produzido como uma espécie de propaganda para o atleta que encerrou sua carreira no Brasil em 1974. 

A obra de Anibal Massaini Neto tem uma produção mais caprichada e teve uma enorme divulgação, mas mesmo assim o resultado da bilheteria não foi o esperado. Por seguir um tempo muito mais longo na vida de Pelé, o doc se mostra mais completo, porém falha em alguns pontos chaves. A narração de Fulvio Stefanini parece trabalho de vídeo institucional, com um tom extremamente formal, assim como os depoimentos de Pelé e de sua família soam falsos e forçados, tudo ensaiado para evitar erros. 

O roteiro toca rapidamente em assuntos quase tabus na vida de Pelé, como os negócios que teve com o sócio conhecido como Pepe Gordo que foram a falência e também na questão da paternidade da falecida Silvia Regina, fato que Pelé foi obrigado a assumir perante a justiça depois de se negar a reconhecer a filha. 

Outro fato complicado é o depoimento de Pelé no início do doc, quando ele cita que tem orgulho da família e de ser negro, para em seguida passar pela tela as fotos das diversas mulheres de sua vida, com o detalhe de todas serem brancas, nem mesmo uma mulata ou morena Pelé assumiu como namorada ou esposa. 

Novamente o ponto positivo são as belas jogadas e os gols de Pelé. 

Resumindo, são docs indicados para os fãs de futebol, que podem utilizar o fast forward nas cenas da vida pessoal do atleta.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não vi Isto é Pelé, mas Pelé Eterno é um filme fraco, a linguagem utilizada é primária, com um narrador over, distante, com um texto ensaiado e artificial. Não gosto mesmo, apesar de entender o registro.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Com certeza, a narração e o texto ensaiado são grandes erros. Como citei na postagem, o doc é indicado apenas para quem gosta de ver belos gols.

Bjos